Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura divulga pesquisa sobre impacto econômico do turista LGBT no carnaval

02/04/2014 16:24:00  » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: Raphael Lima


A Prefeitura do Rio divulgou, nesta quarta-feira (02/04), o resultado da pesquisa "O perfil e o impacto econômico do turista LGBT no carnaval do Rio de Janeiro", realizada pela Riotur e a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (Ceds), em parceria com o Observatório do Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). O estudo inédito constatou que o turismo LGBT representou 30,75% da receita de R$ 1,5 bilhão gerada durante o carnaval na cidade, o que garantiu um impacto direto sobre a economia local de R$ 47 milhões por dia, já que os gastos deste público ultrapassaram a barreira dos R$ 461 milhões nos dias de folia. O evento reuniu estudiosos, empresários e militantes LGBTs no Palácio da Cidade, em Botafogo.

 

— O retrato fiel deste turista LGBT permitirá, a partir de agora, que a Prefeitura do Rio construa políticas específicas através desses dados. A pesquisa também vai ajudar os empresários do setor a criar estratégias para cultivar esse público — disse Carlos Tufvesson, coordenador da Ceds.

 

Os pesquisadores constataram que os turistas LGBTs são homossexuais masculinos, jovens e solteiros, com idade na faixa de 26 anos e nível superior de escolaridade, em sua grande maioria. De acordo com a UFF, 60% dos entrevistados tinham renda no patamar de 8,7 salários-mínimos e chegaram ao Rio de Janeiro de avião.  Em média, os turistas visitaram o Rio aproximadamente sete vezes, dos quais 30% já estiveram por aqui 11 vezes ou mais.

 

— Essa pesquisa é relevante e fundamental, pois contribui para o entendimento do nicho de mercado.  Nós já tínhamos a ideia de que o público LGBT gastava mais, tanto que em 2011 lançamos uma campanha voltada para o mercado de turismo LGBT, que foi bem aceito. A avaliação positiva do sistema de informação turística mostra que a gente está no caminho certo — comentou o subsecretário Especial de Turismo, Philipe Campello.

 

Ao serem questionados sobre os motivos que os levaram a escolher o Rio, 42% dos entrevistados disseram que a cidade é um “destino gay friendly” (destino amigável).  A pesquisa menciona, ainda, que 93,6% recomendariam o Rio a amigos e parentes, e 94,6% garantiram que pretendem retornar, o que revela satisfação com a cidade carioca. A pesquisa aponta que o gasto médio diário do turista internacional é de R$ 538,82 e do nacional, R$ 302,10.  Em comparação ao gasto médio de um turista heterossexual — estimado em R$ 198,00 — os valores indicam que o turista LGBT gasta 50% a mais, comparando com o turista nacional, e 270% a mais em relação ao internacional.

 

Segundo o professor Osíris Marques, coordenador da equipe de pesquisadores da UFF, o estudo agrega informações para um setor extremamente carente de dados confiáveis e relevantes:

 

— Nota-se que a maior motivação dos entrevistados foi a recomendação de amigos e familiares, seguida pelo reconhecimento de se tratar de um destino amigável.  Tanto que o Rio recebeu a nota 3,9 de média dos entrevistados, lembrando que a avaliação variava de 1 a 5, englobando todos os tipos de serviços. Portanto é uma nota muito boa — disse o professor.

 

A pesquisa ouviu 1.590 pessoas e foi realizada entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. As informações forma colhidas em diversos pontos de concentração de público LGBT, como as ruas Farme de Amoedo e adjacências, em Ipanema; os blocos TocoXona, Banda de Ipanema e Simpatia É Quase Amor; as festas JukeBox, Revolution, Party, ToyOz, BITCH + The Week, Rio Life Style Festival e o camarote CandyBox, no Sambódromo.




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