30/03/2014 16:04:00
A Prefeitura do Rio inaugurou, neste domingo (30/30), a nova pista de skate do Aterro do Flamengo. O projeto, elaborado por arquitetos skatistas, revitalizou a pista de skate que estava deteriorada. A iniciativa é uma parceria entre Subprefeitura da Zona Sul, Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos e Adidas.
O Subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos, negociou a parceria público-privada
com a Adidas, que é patrocinadora internacional do esporte. As obras começaram em dezembro do ano passado e terminaram em março.
- A pista de skate do Aterro do Flamengo estava destruída, precisava de uma reforma geral. O Parque do Flamengo, os skatistas que frequentam essa pista e os moradores merecem esse presente - afirmou Ramos.
Os arquitetos e skatistas, Sylvio Azevedo e Bruno Pires, criaram o projeto, desenharam a pista de skate e executaram a obra. A equipe que trabalhou na
revitalização é composta por 12 pessoas, sendo seis skatistas, que testaram a pista e fizeram modificações ao longo da reforma.
A pista de skate, também conhecida como skate park, teve 80% de modificação, trazendo uma nova abordagem para quem anda de skate. De acordo com o arquiteto Bruno Pires, o piso de concreto polido foi completamente refeito, o que transformou a pista em um flow park:
- Agora os skatistas poderão fluir na pista, sem precisar dar muito impulso para andar com o skate. Criamos novas linhas especialmente para esse skate park. É outra maneira de andar.
Outra novidade são as bordas de piscina instaladas em alguns pontos da nova pista, um conceito trazido da origem do skate, na Califórnia, nos Estados Unidos, onde os skatistas andavam dentro das piscinas vazias. A pista de skate do Aterro do Flamengo teve a gerência do também skatista e projetista belga Pierre Jambert.
A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos realizou a recuperação da área do entorno da pista de skate. Entre os trabalhos executados estão reparos de golas de árvores e trechos de calçadas. Esses serviços fazem parte da revitalização do Parque do Flamengo, que tem previsão para conclusão até o fim do ano.
Entre os serviços previstos para a revitalização do Parque do Flamengo, estão a recuperação da rede drenagem, instalação de novos tampões, grelhas, plantio de 11 mil metros quadrados de grama e duas mil unidades de árvores e vegetação nativa, recompondo o projeto original de paisagismo de Burle Marx. A operação inclui ainda a recuperação da pavimentação e dos meio-fios em concreto, instalação de balizas para vôlei e futebol de salão, barras duplas e paralelas, pranchas para abdominal, alambrados e bicicletários. Também serão instalados guarda-corpos, placas de sinalização, sinalização horizontal, postes e ampliação do deck.