26/03/2014 18:41:00 » Autor: Ricardo Albuquerque/Fotos: Raphael Lima
O Condomínio Parque Carioca, em Jacarepaguá, recebeu nesta quarta-feira (26/03) os primeiros moradores da Vila Autódromo, que viviam na área onde será realizada a duplicação das avenidas Salvador Allende e Abelardo Bueno, além de obras de canalização de rios. Neste primeiro dia de mudanças, com o apoio da Prefeitura do Rio, oito famílias já se instalaram nas novas residências, construídas em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. O empreendimento está localizado a um quilômetro de distância da comunidade.
O novo condomínio terá 900 imóveis, área verde, clube com piscina, espaço de gastronomia, creche, área comercial e 45 imóveis adaptados para pessoas com necessidades especiais. A construção do espaço começou em fevereiro de 2013 e representa investimento de R$ 105 milhões.
A chegada dos caminhões de mudança ao Parque Carioca foi comemorada com fogos de artifício pelas famílias. No bloco 3, já dentro do apartamento 302, o eletricista Rogério Barrozo, 48 anos, comparou a alegria da mudança à conquista do Campeonato Mundial pelo Flamengo, em 1981:
— Morava há 15 anos numa região degradada e, enfim, agora posso comemorar esse presente para minha família. Estou tão feliz quanto em 1981. É uma alegria muito grande.
Outro integrante da família Barrozo, vizinha de porta de Rogério, a dona de casa Vânia Gomes Barrozo, 26 anos, fez uma série de planos para o futuro da filha Isabela, de apenas 1 ano:
— Eu e meu marido Felipe queremos cuidar muito desse lugar porque será o futuro da nossa filha. Tem espaço para ela brincar e estudar. Não poderia ser melhor.
O secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, recebeu os primeiros moradores do Parque Carioca, e recordou que a mudança coroa um longo processo de negociação com os moradores:
— É uma honra para nós recebermos as famílias da Vila Autódromo, que chegam tão felizes para ocupar suas casas. Tudo isso é fruto de muito diálogo e respeito entre eles e a prefeitura.
A Prefeitura do Rio ofereceu apartamentos de dois e três quartos a 280 famílias da Vila Autódromo que moravam no traçado das obras. Do total, 204 optaram pelo imóvel no Parque Carioca e 76 receberão indenização. Outras 172 famílias, que residiam fora da área das obras, pediram à prefeitura para terem direito ao reassentamento. Deste grupo, 140 já decidiram se mudar para o Parque Carioca e outras 32 deram preferência à indenização. A estimativa indica que 583 famílias moravam na Vila Autódromo.
Imagens relacionadas:
