Depois do Centro, Copacabana e Flamengo, a operação chega à Tijuca, a partir da próxima terça, e passa a receber denúncias pelo celular
19/03/2014 15:34:00
Há um mês está nas ruas a Operação Força-Tarefa. Coordenadas pela secretaria municipal de Governo, equipes da prefeitura e da Polícia Militar percorrem a cidade, desde o dia 18/02, para combater pequenos delitos. Comboios com profissionais das secretarias municipais de Governo, Desenvolvimento Social e Ordem Pública, Comlurb, Guarda Municipal e a Polícia Militar atuam do Centro à Zona Sul, dia e noite, sete dias da semana. A partir da próxima terça-feira (25/03), os grupos atuarão, também, na Tijuca.
- Ações mais coordenadas e integradas, com equipes multidisciplinares, dão respostas mais rápidas e mais consistentes - explicou o secretário de Governo, Rodrigo Bethlem, coordenador do projeto.
Depois de um mês de trabalho, os números são expressivos. Na região do Centro, 389 crianças e 391 adultos foram acolhidos. Um total de 123 pessoas foi levado para identificação na delegacia. Desses, sete adultos deviam à justiça e/ou acabaram presos em flagrante, por furto, agressão e porte de arma branca, dentre outros delitos. Oito menores ficaram apreendidos.
Na área do Flamengo e adjacências, foram 308 abordados, sendo 69 crianças e 239 adultos. Dentre os adultos, 212 passaram pela delegacia e quatro homens, que estavam infiltrados aos moradores de rua, eram foragidos, foram recapturados e estão presos.
Já em Copacabana, 410 pessoas foram encaminhadas às unidades de acolhimento da prefeitura, 104 passaram por sarqueamento e 155 menores levados aos abrigos. Cinco adultos foram presos por furtos e posse de armas brancas.
Durante as operações, a Comlurb recolheu 14,5 toneladas de lixo.
A força-tarefa é formada por três equipes, com 20 profissionais cada, dentre eles cinco guardas municipais, quatro policiais militares, quatro assistentes sociais e um agente da Ordem Pública. O efetivo total conta com 250 pessoas. Diariamente, os comboios saem de três pontos do Rio: 19º Batalhão da Polícia Militar, em Copacabana, e as Unidades de Ordem Pública (UOP) do Catete e do Centro.
Força-Tarefa recebe denúncias pelo celular
A partir de amanhã, o cidadão que presenciar qualquer tipo de irregularidade ou delito nas ruas da cidade pode denunciar o fato diretamente à Central da Força-Tarefa, por mensagem enviada por telefone celular (WhatsApp). O serviço, que garante o anonimato do denunciante e mais agilidade na denúncia, funciona de 9h às 18h, de segunda a sexta, pelo telefone (21) 98595-8606.