20/01/2014 19:06:00 » Autor: Ricardo Albuquerque - Fotos Raphael Lima
Mais de 3 mil pessoas acompanharam, na tarde desta segunda-feira (20/01), a procissão em homenagem a São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro. O cortejo percorreu quatro quilômetros da Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, até a Catedral Metropolitana, no Centro. O prefeito Eduardo Paes participou da celebração que marcou o lançamento do Ano Arquidiocesano da Caridade.
— É um prazer participar desta homenagem porque a procissão é um momento de reflexão. Estou pedindo pela paz e que o Rio continue prosperando, melhorando cada vez mais. O Rio tem o seu santo padroeiro, mas tem muitos santos protegendo a cidade, independentemente de Copa do Mundo e de Olimpíadas, que são eventos esporádicos — disse o prefeito.
A procissão foi aberta oficialmente pelo cardeal eleito e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que pediu proteção e cura aos doentes internados nos hospitais da cidade. Em frente ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), na Praça Cruz Vermelha, Dom Orani soltou uma pomba branca para simbolizar a paz e os pedidos de cura.
— Pai de bondade, olhai por todos que aqui estão e os guarde em sua misericórdia. Que as pesquisas avancem e que sempre mais encontremos melhores caminhos para a cura — rezou o cardeal diante do INCA.
Desde cedo, fiéis lotaram a Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, vestindo as cores características do santo, o vermelho e o branco. O local da homenagem, administrado pelos frades capuchinhos, é conhecido por guardar três relíquias da cidade: a pedra fundamental, que deu origem ao Rio, os restos mortais de Estácio de Sá e a imagem do Santo Padroeiro, trazida pelo próprio Estácio de Sá para a fundação da cidade.
Integrantes de pastorais participaram da marcha religiosa com a mochila da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, e levaram cartazes com frases que comunicavam a alegria de participar de uma pastoral social. O coordenador da Pastoral de Favelas, monsenhor Luiz Antônio Pereira Lopes, explicou a iniciativa:
— Pedimos que as pessoas tenham em mente a importância da caridade social, da justiça e da paz .
Ao final do cortejo, os fiéis puderam assistir ao Auto de São Sebastião, em palco montado na Avenida Chile. A encenação conta a história do soldado romano que se converteu ao Cristianismo. Na Catedral Metropolitana, Dom Orani abençou a cidade, abriu o Ano da Caridade e a imagem de São Sebastião retornou à Igreja dos Capuchinhos.
As interdições no trânsito para a realização da procissão ocorreram da Tijuca à Lapa. A Avenida República do Chile ficou interditada entre a Rua do Lavradio e a Rua Senador Dantas, na pista sentido Avenida Rio Branco. Na pista oposta, o bloqueio foi entre a Avenida Rio Branco e a Rua do Lavradio.
Também foram interditadas as ruas Haddock Lobo — entre a Avenida Paulo de Frontin e a Rua Estácio de Sá — a Aristides Lobo — entre a Rua Barão de Itapagipe e a Rua Haddock Lobo — e a Travessa Rio Comprido. Outras vias ficarão em meia pista das 19h às 22h : Avenida República do Chile (saída de frente da Catedral), Rua do Lavradio, Rua do Senado, Avenida Mem de Sá, Rua Frei Caneca, Avenida Salvador de Sá, Praça Vereador Álvaro Reis e Rua Estácio de Sá.
Imagens relacionadas:
