Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Esquema especial de trânsito para obra de adutora na Av. Brasil a partir de sábado

17/01/2014 08:28:00


A partir de sábado (18/01), será montado esquema especial de tráfego na região do bairro de São Cristóvão com o objetivo de viabilizar a continuação da obra de adutora na Av. Brasil. A intervenção irá permitir a ligação entre o Reservatório do Pedregulho e o do Morro do Pinto e ao do Morro de São Bento. A nova rede de água da Região do Porto Marvilha começou a ser construída no início de 2013 e já tem os trajetos da rede de dutos entre o Reservatório do Pedregulho e a Avenida Brasil, e a Avenida Professor Pereira Reis e o Morro do Pinto prontos.

A operação especial vai mobilizar 18 controladores de trânsito que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar os desvios e efetuar bloqueios. Também serão utilizados dois painéis de mensagens variáveis móveis com informações sobre os bloqueios e melhores rotas, além das condições do tráfego.
 

O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a região impactada, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento.
 

A operação de tráfego será mantida até o término da obra que tem previsão de duração de três dias.

 

NOVAS INTERDIÇÕES

De 0h as 14h do dia 18/01 
- Bloqueio parcial da pista lateral (faixa da direita) da Avenida Brasil sentido Centro, na altura da Rua José Clemente até a Rua Santos Lima.

 

A partir das 14h do dia 18/01 até as 4h do dia 21/01 
- Bloqueio total da pista lateral da Avenida Brasil sentido Centro, na altura da Rua José Clemente até a Rua Santos Lima.

 

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA CIRCULAÇÃO A PARTIR DAS 14H DO DIA 18/01: 
ABERTURA DE NOVA AGULHA 


Fluxo será desviado da pista lateral para central da Avenida Brasil na última agulha antes da Rua Franco de Almeida.

 

INVERSÃO DE SENTIDO DURANTE A OPERAÇÃO

Com a interdição do trecho, a Rua Sá Freire passa a operar no sentido da Rua Conde Leopoldina para Avenida Brasil.
A Rua Conde Leopoldina, entre a Rua Monsenhor Manuel Gomes e a Sá Freire, passa a operar no sentido da Monsenhor Manuel Gomes para a Sá Freire. 
A Rua Monsenhor Manoel Gomes irá operar em mão dupla entre as Ruas 25 de Março e Conde Leopoldina. 

 

DESVIOS - OPÇÕES

Veículos procedentes de São Cristóvão em direção à Avenida Brasil, no sentido Zona Oeste:

Desvio1 - Campo de São Cristóvão, Rua General Argolo, Rua São Luiz Gonzaga, Rua Prefeito Olympio de Melo, Viaduto Ataulfo Alves, Avenida Brasil;
Desvio 2 - Campo de São Cristóvão, Rua General Argolo, Rua São Januário, Rua Francisco Palheta, Rua Ricardo Machado, Viaduto Ataulfo Alves, Avenida Brasil.

 

ROTAS ALTERNATIVAS

Avenida Brasil - Centro
Os veículos provenientes da Avenida Brasil com destino ao Centro deverão utilizar a Rua Célio Nascimento (acesso a Benfica), Rua Couto de Magalhães, Rua Senador Bernardo Monteiro, Rua Visconde de Niterói, Viaduto Agenor de Oliveira (Viaduto da Mangueira), Radial Oeste, Praça da Bandeira. 

 

Avenida Brasil - Rebouças 
Os veículos provenientes da Avenida Brasil com destino ao Túnel Rebouças deverão utilizar a Rua Bela, Campo de São Cristóvão, Viaduto Professor Rufino de Almeida Pizarro, Elevado Engenheiro Freyssinet (Elevado Paulo de Frontin), Túnel Rebouças. 

O acesso para moradores dentro da área bloqueada poderá ser feito pela Rua Bela, General Bruce ou pela Av. Pedro II, Rua Figueira de Melo, Rua Escobar, Campo de São Cristovão, 25 de Março e Rua Monsenhor Manuel Gomes.

 

Sobre a construção da nova rede de água na Região do Porto Maravilha:

A adutora começou a ser construída no início de 2013 e já tem diversos trechos concluídos. O trajeto da rede de dutos entre o Reservatório do Pedregulho e a Avenida Brasil, a Avenida Professor Pereira Reis e o Morro do Pinto, está pronto. A intervenção que provoca a interdição neste trecho da Avenida Brasil é para permitir a ligação entre o Reservatório do Pedregulho e o do Morro do Pinto e ao do Morro de São Bento.
 

O reservatório do Morro do Pinto, construído pelas obras do Porto Maravilha, tem capacidade de armazenar 15 milhões de litros de água e vai abastecer toda a Região Portuária. Será o terceiro maior da cidade (os primeiros são o do Pedregulho, perto do Vasco; e o dos Macacos, no Horto Florestal), com potencial para atender população de até 500 mil pessoas.




Serviços Serviços