09/01/2014 18:02:00
A partir das 14h deste sábado (11/01), o esquema especial de tráfego montado na região de São Cristóvão terá modificações com o objetivo de viabilizar a continuação da obra de adutora na Avenida Brasil e minimizar os impactos no trânsito. Esta é a segunda etapa da operação, iniciada no dia 5 de janeiro com o fechamento do trecho a partir da Rua Monsenhor Manuel Gomes.
A operação de trânsito contará com a participação de 40 controladores de trânsito, que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar os desvios e efetuar bloqueios necessários. Também serão utilizados quatro painéis de mensagens variáveis móveis e três painéis fixos, que passarão orientações aos motoristas, informando sobre os bloqueios e as rotas a serem utilizadas, além das condições do tráfego.
O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a região impactada, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência da ocorrência com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, dois reboques da CET-Rio serão posicionados no entorno para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente de algum veículo.
A operação de tráfego será mantida até o término da obra, que tem previsão de duração até fim de fevereiro.
NOVAS INTERDIÇÕES:
A partir das 14h deste sábado até o término da obra haverá bloqueio da pista lateral da Avenida Brasil, sentido Centro, entre as ruas Sá Freire e Monsenhor Manuel Gomes.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA CIRCULAÇÃO:
ABERTURA DE UMA NOVA AGULHA
Será aberta uma nova agulha da pista lateral para central da Avenida Brasil na altura da interdição.
INVERSÃO DE SENTIDO
Com a interdição do trecho da pista lateral da Avenida Brasil, os veículos que normalmente trafegam por esta via deverão utilizar como desvio as ruas Sá Freire, Conde de Leopoldina, Monsenhor Manuel Gomes e Santos Lima (Rua da Igrejinha).
As ruas Sá Freire, no trecho compreendido entre as ruas do Bonfim e Conde de Leopoldina, e Conde de Leopoldina, no trecho compreendido entre as ruas Sá Freire e Monsenhor Manuel Gomes, terão seus sentidos invertidos.
DESVIOS
Os veículos que estão em São Cristóvão e querem acessar a Avenida Brasil no sentido Zona Oeste devem seguir um dos seguintes desvios:
Desvio1 - Campo de São Cristóvão, Rua General Argolo, Rua São Luiz Gonzaga, Rua Prefeito Olympio de Melo, Viaduto Ataulfo Alves, Avenida Brasil;
Desvio 2- Campo de São Cristóvão, Rua General Argolo, Rua São Januário, Rua Francisco Palheta, Rua Ricardo Machado, Viaduto Ataulfo Alves, Avenida Brasil.
ROTAS ALTERNATIVAS
A utilização das rotas alternativas será de suma importância a fim de minimizar os impactos. São elas:
• Avenida Brasil - Centro
Os veículos provenientes da Avenida Brasil com destino ao Centro deverão utilizar a Rua Célio Nascimento (acesso a Benfica), Rua Couto de Magalhães, Rua Senador Bernardo Monteiro, Rua Visconde de Niterói, Viaduto Agenor de Oliveira (Viaduto da Mangueira), Radial Oeste, Praça da Bandeira.
• Avenida Brasil - Rebouças
Os veículos provenientes da Avenida Brasil com destino ao Túnel Rebouças deverão utilizar a Rua Bela, Campo de São Cristóvão, Viaduto Professor Rufino de Almeida Pizarro, Elevado Engenheiro Freyssinet (Elevado Paulo de Frontin), Túnel Rebouças.
PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:
Além das proibições já implantadas no dia 05/01, a partir da 0h do dia 11/01 será proibido estacionamento nas seguintes vias:
- Rua Sá Freire, ambos dos lados;
- Rua Conde de Leopoldina, no trecho compreendido entre a Rua Sá Freire e a Rua Monsenhor Manuel Gomes, ambos dos lados.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:
- Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular nas vias da região;
- Respeitar os locais de proibição de estacionamento (reboques da Seop atuarão na repressão ao estacionamento irregular);
- É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área.
Sobre a construção da nova rede de água na Região do Porto Maravilha
A adutora começou a ser construída no início de 2013 e já tem diversos trechos concluídos. O trajeto da rede de dutos entre o Reservatório do Pedregulho e a Avenida Brasil, a Avenida Professor Pereira Reis e o Morro do Pinto, está pronto. A intervenção que provoca a interdição neste trecho da Avenida Brasil é para permitir a ligação entre o Reservatório do Pedregulho e o do Morro do Pinto e ao do Morro de São Bento.
O reservatório do Morro do Pinto, construído pelas obras do Porto Maravilha, tem capacidade de armazenar 15 milhões de litros de água e vai abastecer toda a Região Portuária. Será o terceiro maior da cidade (os primeiros são o do Pedregulho, perto do Vasco; e o dos Macacos, no Horto Florestal), com potencial para atender população de até 500 mil pessoas.