Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio conquista o prêmio de World Smart City 2013

20/11/2013 19:16:00  » Autor: Fotos: Àlvar Vàzquez


A cidade do Rio de Janeiro foi a grande vencedora do prêmio World Smart City 2013, concedido anualmente pelos organizadores do congresso Smart City Expo de Barcelona. O evento, que está em sua terceira edição, reúne centenas de cidades, empresas privadas, gestores públicos e especialistas para debater soluções para tornar melhor a vida nas metrópoles. Para se consagrar como a primeira cidade latino-americana a conquistar a premiação, o Rio superou mais de 200 candidaturas, oriundas de 35 países diferentes. As demais finalistas foram Buenos Aires; Berlim; Tayuan, na China; Copenhague; e Sabadell, na Espanha. A decisão, que foi unânime entre os sete membros do juri, baseou-se em três critérios objetivos: inovação, impacto e viabilidade.



Representando o prefeito Eduardo Paes, o vice-prefeito Adilson Pires e o secretário-chefe da Casa Civil Pedro Paulo Carvalho subiram ao palco, nesta quarta-feira (20/11), para receber o troféu de cidade mais inteligente do ano das mãos de Antoni Vives, vice-prefeito de Barcelona. 



- É uma grande honra receber este prêmio. A Gestão de Alto Desempenho, que nos garantiu esse prêmio, tem como projeto âncora o Centro de Operações Rio, o COR, que significa coração em catalão. Obrigado Espanha, obrigado a todos! - disse Pedro Paulo.



Segundo a organização, o World Smart City tem por objetivo "estimular a qualidade de vida, a sustentabilidade, a inovação, a criatividade, a competitividade e a eficiência administrativa nas cidades do futuro". Esses são também os valores que permeiam a Gestão de Alto Desempenho, projeto que garantiu a conquista carioca na categoria de cidade inteligente e que viabilizou a implantação do Centro de Operações Rio, a Central 1746 e o Porto Maravilha, ou seja, iniciativas para tornar melhor a vida dos cariocas.
 

A Gestão de Alto Desempenho se baseia em dois pilares: o Plano Estratégico e o Acordo de Resultados. Desenvolvido com base em pesquisa de opinião pública, em consulta com o Conselho da Cidade e com consultoria da McKinsey e Company, o Plano Estratégico estabelece metas para todas as áreas da Prefeitura (saúde, educação, meio ambiente, transportes etc). Assim, o poder público estabelece prioridades, aloca recursos e traça objetivos de curto e longo prazo. Ao mesmo tempo, a Casa Civil assina com os servidores públicos o Acordo de Resultados. A cada ano, os funcionários das secretarias que atingem as metas recebem um bônus que pode chegar a dois salários extras.
 

O prêmio World Smart City
Além da cidade mais inteligente, o World Smart City premia o melhor projeto, que foi conquistado pela Mitsubishi, e a iniciativa mais inovadora, que ficou com Barcelona.


Em 2012, a cidade mais inteligente foi Amsterdã, graças ao seu projeto de abertura de dados de mobilidade para a população. A iniciativa mais inovadora do ano passado foi uma parceria público-privada da Cidade da Guatemala para implantar painéis solares na iluminação pública e em casas populares. O melhor projeto foi o da empresa americana Big Belly Solar, que criou um equipamento capaz de coletar, compactar e reciclar o lixo. A delegação colombiana ganhou menção honrosa.

 

Já em 2011, na primeira edição do Smart City Expo, a cidade mais inteligente foi Yokohama, no Japão, por seus diversos projetos de sucesso para reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera.

 

Cidade convidada do Smart City Expo 2013
Além de ter sido premiada, o Rio desempenhou papel de destaque no Smart Cities Expo de Barcelona, que teve início no dia 19 e se encerra no dia 21. Como cidade convidada, o Rio teve direito a um estande para apresentar justamente os projetos vencedores do prêmio, ou seja, as iniciativas que a Prefeitura vem colocando em prática para tornar a cidade mais inteligente e melhor para todos os cariocas.
 

Também ao longo desta semana, o secretário Pedro Paulo participou de plenárias e mesas de discussão, em que não apenas apresentou os projetos inovadores do Rio, mas também discutiu os desafios atuais da cidade para ampliar a participação da população na tomada de decisões políticas por meio das tecnologias digitais, o que na visão do secretário é justamente a segunda etapa do processo de construção de uma cidade inteligente.

 

Hoje, por exemplo, a cidade do Rio teve a oportunidade de participar de um debate sobre o papel da governança para as cidades inteligentes. Diante de uma plateia de aproximadamente 600 pessoas, Pedro Paulo falou sobre os desafios do Rio. Ao lado dele estava o vice-prefeito de Barcelona, Antoni Vives. Segundo ele, quando se visita o Rio, se percebe no ar que os gestores públicos têm uma visão da cidade que querem criar e isso é fundamental para o sucesso.
 

 

Projetos que tornam o Rio uma Smart City
1) CENTRO DE OPERAÇÕES RIO (COR):
Inaugurado em dezembro de 2010, o COR integra 30 órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos e conta com mais de 900 câmeras e o maior telão da América Latina para monitorar 24 horas por dia, sete dias por semana, a operação da cidade. Dentre suas áreas de atuação estão trânsito, transporte público, limpeza urbana, defesa civil etc.
http://www.cidadeolimpica.com.br/projetos/centro-de-operacoes-rio/
http://www.centrodeoperacoes.rio.gov.br/

2) CENTRAL 1746
Em 2011 a Prefeitura do Rio lançou esse canal de comunicação direto entre o poder público e os cidadãos. Para requisitar qualquer serviço público, como coleta de lixo e troca de lâmpada em poste, o cidadão pode procurar um único canal, o 1746, por telefone, pelo site ou aplicativo para smartphones e tablets. Desde sua criação, a central já recebeu 7,5 milhões de chamados e quase 80% deles foram atendidos com sucesso.
http://www.1746.rio.gov.br/


3) PORTO MARAVILHA
Os 5 milhões de metros quadrados da zona portuária do Rio estão recebendo investimentos de R$ 8 bilhões para promover sua completa revitalização urbanística. Por meio da maior parceria público-privada do país, o projeto inclui a construção de 4 km de túneis, reurbanização de 70 km de vias e 650.000 m² de calçadas, implantação de 17 km de ciclovias, demolição do Elevado da Perimetral, implantação do sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e a construção do Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã.
http://portomaravilha.com.br/
http://www.cidadeolimpica.com.br/projetos/porto-maravilha/


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços