Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Região Portuária contará com mais de 4km de túneis

25/10/2013 20:11:00  » Autor: Ricardo Albuquerque/Fotos: Raphael Lima


Enquanto motoristas e frequentadores da Região Portuária se preparam para a derrubada do Elevado da Perimetral, que começa no próximo dia 17, todos os dias 1.050 homens trabalham em ritmo acelerado, entre 38 e 46 metros sob a superfície, nas escavações dos túneis que serão a alternativa para o trânsito da região: o túnel da Via Expressa e o Túnel da Via Binário, que somam (junto com o túnel da Saúde) 4.130 metros de extensão. 


As equipes trabalham em três turnos, de segunda-feira a sábado, para cumprir os cronogramas. Os trabalhadores entram nos túneis por dois poços de acesso ou pela entrada na Rua 1º de Março. Um dos poços, construído na Avenida Venezuela, tem 46 metros de profundidade e o outro, na Praça Mauá, 38 metros. 


Com 1.480 metros, o túnel da Via Binário passa sob o Mosteiro de São Bento e o Museu de Arte do Rio (MAR) e vai ligar a Rua Primeiro de Março à alça de subida do Viaduto do Gasômetro, passando pela Via Binário do Porto, que será aberta em definitivo ao trânsito a partir de 2 de novembro, quando será fechado o trecho da Perimetral entre o Viaduto do Gasômetro e a Praça Mauá. O Túnel da Saúde, o menor da região (80 metros), entra em operação no mesmo dia.

 

Já o Túnel da Via Expressa terá 2.570 metros de comprimento e vai do Mergulhão da Praça 15 ao Armazém 8, na altura da Cidade do Samba. A construção da Via Expressa, com mais de 5 quilômetros de extensão ligando o Aterro do Flamengo à Rodoviária Novo Rio, só poderá ser iniciada após a derrubada da Perimetral, que terá início no dia 17 de novembro.

 

O presidente da concessionária Porto Novo - responsável pelas obras de infraestrutura e prestação de serviços na região do Porto Maravilha -, José Renato Ponte, explica a importância da demolição da Perimetral para o sucesso das escavações:



— A explicação ultrapassa razões estéticas e segue moderna concepção de mobilidade. Quando foi construído, no início dos anos 50, o viaduto tinha como objetivo servir de alternativa às vias de então, mas agora o projeto requer sua demolição para dar destaque à mobilidade e resgatar uma área de altíssimo valor cultural.

 

Máquinas especiais como a Jumbo (perfuratriz) e o robô de concreto projetado de secagem rápida permitem a perfuração do terreno e a explosão de rochas no subsolo da região, 36 metros abaixo do nível do mar da Baía de Guanabara. Em breve, a concessionária voltará a fazer duas detonações de dinamite por dia para manter o ritmo das escavações em direção ao Armazém 8. As sirenes avisam aos moradores e frequentadores da região sobre os estrondos.

 

Neste sábado (26/10) e domingo (27/10), a Prefeitura do Rio fará mais dois testes de fechamento do Elevado da Perimetral e abertura da Via Binário do Porto, entre 14h e 17h. Os dois testes anteriores foram considerados positivos por técnicos da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

 

Para o fechamento do Elevado da Perimetral no trecho entre Praça Mauá e Viaduto do Gasômetro, no próximo dia 2, a nova Via Binário do Porto  será usada para escoar o trânsito da Região Portuária. A via tem 3,5 km de extensão com três faixas de ida e três de volta.



— A Via Binário substitui a Avenida Rodrigues Alves para dar acesso à região central da cidade. A previsão é de que o túnel desta via esteja pronto em meados de 2014. Quem substitui a Perimetral é a Via Expressa, que deverá ser entregue no final de 2015 — explicou o engenheiro Ricardo Bueno, da Porto Novo.


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