Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Conselho Municipal Antidrogas toma posse com a missão de ampliar combate à dependência química

23/09/2013 17:37:00  » Autor: Flávia David / Fotos: Victor Santos


Com a função de sugerir e acompanhar políticas públicas de combate às drogas,  foi empossado nesta segunda-feira (23/09) o Conselho Municipal Antidrogas (Comad/RJ), presidido pelo secretário municipal de Governo, Rodrigo Bethlem. Além de Bethlem, participaram da cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, e  representantes de entidades governamentais e da sociedade civil.

 

O Comad/RJ é formado por 24 conselheiros, entre membros de entidades governamentais e não governamentais e representantes da sociedade civil. Durante a solenidade, um dos pontos mais discutidos disse respeito à necessidade de se ampliar o campo de atuação do grupo. Além do enfrentamento ao crack, que será reforçado, também será realizado um trabalho de conscientização e combate às chamadas "drogas lícitas", como o cigarro e o álcool.

 

Representando o prefeito Eduardo Paes, Adilson Pires afirmou que, desde 2009, a Prefeitura do Rio vem realizando uma série de ações "corajosas", com bons resultados. Além disso, para ele, o fato de a cidade estar em destaque no cenário nacional e mundial, torna essa responsabilidade ainda maior:

 

- O Rio de Janeiro, ao longo de sua história, sempre foi uma cidade de vanguarda. O que se faz aqui é comentado em todos os lugares. E em uma cidade como a nossa, o conselho tem o papel fundamental no combate à dependência química. Por isso, esperamos fazer mais, e melhor, para que nossas ações sirvam de exemplo para o país todo - disse ele, acrescentando que, para isso, é preciso agilizar e intensificar as ações de combate às drogas:

 

- Estamos falando de meninos que perderam a referência de família, que estão jogadas no mundo das drogas, sujeitando-se às piores coisas por conta do vício. Não vamos permitir que nossas crianças e jovens entrem para as estatísticas de jovens que perderam a vida para as drogas. Para isso, vamos precisar da ajuda de todos, seja de pessoas experientes da área pública como de membros da sociedade civil - concluiu Pires.

 

Em seu discurso como presidente do Comad/RJ, Rodrigo Bethlem falou sobre sua expectativa de que os próximos dois anos (tempo de vigência do conselho) sejam produtivos:

 

- O Conselho existe desde 2002 e, desde então, tem sido de enorme importância para os trabalhos de enfrentamento às drogas. Sem falar que é responsável pela criação de políticas públicas pioneiras na cidade. O que posso dizer é que teremos muito trabalho pela frente, uma vez que este conselho terá uma dinâmica de trabalho mais ampla. Pretendemos intensificar nossas ações de combate ao crack, aumentar a nossa rede de tratamento e trabalhar muito na conscientização das pessoas sobre os perigos do álcool e do cigarro. Para isso, vamos nos reunir, tão logo seja possível, para avaliar o que tem sido feito até o momento e o que precisa ser intensificado. Nosso grande desafio é que crianças e jovens da nossa cidade se afastem definitivamente das drogas - afirmou Bethlem, completando que o Conselho contará com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, com quem promoverá ações de conscientização nas escolas da rede.

 

Entre as atribuições do Comad/RJ destacam-se ainda o acompanhamento de programas, projetos e propostas em articulação com os órgãos governamentais e não governamentais; a celebração de convênios e programas; fortalecer o entendimento com a Secretaria Nacional Antidrogas, o Conselho Estadual Antidrogas e o Poder Judiciário; acompanhar o desempenho dos órgãos públicos buscando um trabalho efetivo de prevenção à dependência química, tratamento e recuperação; fiscalizar os órgãos e entidades que prestam serviços assistenciais no tratamento e recuperação da dependência química; e assessorar a Secretaria Municipal de Governo na definição da política de prevenção ao uso de drogas.

 

Os representantes das entidades governamentais e não governamentais são: Humberto Henrique Lima (coordenador adjunto), Danilo Groff Filho (Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego), Rodrigo Ratkus Abel (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), José Carlos Ferreira de Sá (Secretaria Especial de Turismo), Leonardo Araújo de Souza (Secretaria Municipal de Saúde), Selma Alcântara Coelho da Silva (Secretaria Municipal de Educação), Marcello de Rezende Lourenço (Secretaria Municipal de Transportes), Josefa Ribeiro Souza (Secretaria Municipal de Cultura), Soraia Gomes Ferreira (Secretaria Municipal de Habitação), Marcio José Constância de Mattos (Secretaria Municipal de Fazenda), Juliana Gouvêa (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), Ligia Balthazar Magalhães (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), Capitão Leandro Matieli Gonçalves (Guarda Municipal do Rio de Janeiro), Vereador Jorge Manaia (Câmara Municipal do Rio de Janeiro), Dr. Jorge Antonio Jaber Filho (Associação Brasileira de Álcool e Drogas), Joaquim Ferreira de Melo Neto (Associação Brasileira do Estudo do Álcool e Outras Drogas), Dra. Maria Tereza Donatti (Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro). Entre os membros da sociedade civil estão: Dr. Jairo Werner Júnior (Médico Psiquiatra – Perito do Ministério Público), Dr. Ubyratan Guimarães Cavalcanti (Advogado – Presidente da Comissão Antidrogas da OAB/RJ), Dr. Marco Apolo Da Silva Ramidham (Defensor Público e Vice-Presidente da Comissão de Prevenção à Dependência Química do IAB), Dra  Valéria Aragão Sadio (Delegada da Polícia Civil), Dr. Antonio Carlos Cardoso Rayol (Delegado da Polícia Federal).  


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços