29/08/2013 19:03:00 » Autor: Juliana Romar/Fotos: Ricardo Cassiano
A 16ª edição da Bienal Internacional do Livro, que acontece até o dia 08/09, deve reunir 600 mil pessoas no Riocentro, na Barra da Tijuca. A Prefeitura do Rio, uma das patrocinadoras do evento literário, participa também da festa com o inédito Acampamento na Bienal, um espaço para o encontro de jovens leitores, com atividades interativas. Nesta edição, a Bienal – que completa 30 anos - homenageia a Alemanha, com o objetivo de intensificar o intercâmbio entre as duas nações, enriquecendo o encontro por meio de uma ampla oferta de atividades artísticas e literárias.
Situada num terreno de 55 mil metros quadrados, a feira - dividida em três pavilhões - vai abrigar 950 expositores e receber 200 autores brasileiros e 27 estrangeiros, um recorde de todas as edições. Serão mais de 100 sessões de debates e bate-papos entre os visitantes e escritores, cerca de mil títulos serão lançados e a expectativa é de que 2,5 milhões de livros sejam vendidos. Haverá ainda discussões sobre a literatura de futebol e a abertura de um salão de negócios para profissionais do mercado.
Na tenda do Acampamento da Bienal, localizada no Pavilhão Verde, os jovens encontram um espaço dedicado à leitura, palestras e bate-papos animados - com nomes como André Vianco, Paula Pimenta, Felipe Neto, Porta dos Fundos, André Fan, Eduardo Spohr e Raphael Draccon -, troca-troca de livros e a Máquina de Ler, onde o visitante tem a oportunidade de fazer uma leitura interativa do livro "Capitães de Areia", de Jorge Amado. A atividade permite que o visitante entre na cabine da Máquina de Ler, leia um parágrafo da obra, e no final da bienal o livro inteiro estará publicado em vídeo no Youtube, com centenas de pessoas participando da leitura interativa. Mais informações sobre o acampamento estão disponíveis no site http://acampamentonabienal.com/.
O secretário municipal de Cultura, Sérgio Sá Leitão, participou da cerimônia de abertura da mostra, nesta quinta-feira (29/08) e falou sobre a importância do evento para o calendário cultural da cidade:
- A Bienal está entre os eventos culturais mais importantes que a cidade abriga. É uma celebração do livro, que é algo fundamental para a formação intelectual e ética dos cidadãos. Ela simboliza uma importância cultural e econômica, já que conta com a indústria editorial, um dos setores mais ativos e dinâmicos. E o Acampamento na Bienal é uma novidade voltada para atrair os jovens e ter algo que possa interessá-los, além de todas as atrações que a feira já oferece. É uma forma de aproximar ainda mais os jovens dos livros.
A jornalista Emy Lobo visitou a tenda da prefeitura e aproveitou para trocar publicações no Projeto Troca-troca de Livros. A iniciativa permite a troca de até dois livros em bom estado de conservação.
- Não conhecia o projeto. Estava com um livro do Cristóvão Buarque e acabei trocando pela biografia do Steve Jobs, que eu acho interessante e já queria ler há tempos. Achei muito legal esse projeto, pois é uma oportunidade de fazer a cultura girar e não ficarmos com livros parados na estante de casa – contou.
O pequeno Nicolas, 10 anos, visitou a feira pela primeira vez e ficou encantado com o que viu. Morador de Barra de São João, distrito do município de Casimiro de Abreu, ele levou cerca de quatro horas até o Riocentro e ficou esperando o horário da abertura dos portões.
- Eu gosto muito de ler, principalmente livros de ação, aventura e suspense. Já fiz minha primeira compra: uma revistinha do Naruto. Acho muito importante a leitura e estou adorando esse passeio – contou o menino, que estava acompanhado da mãe Andréa Gaioso e de mais 200 alunos da sua escola, que fretou quatro ônibus para levar os estudantes à feira.
Se para Nicolas o passeio era novidade, para as amigas Thaís Souza e Mariana Ribeiro, de 23 e 26 anos respectivamente, essa era mais uma tarde agradável em meio a tantos livros. Moradoras de São Gonçalo, a viagem de mais de 2h30 até o Riocentro não desanimou as duas.
- Essa é a quinta vez que a gente vem na bienal. Vínhamos também na época da escola, e todo ano que tem a gente volta. Gosto daqui porque os preços são muitos bons e é uma oportunidade de nos encontrarmos com outros leitores e também com autores e escritores que admiramos. A leitura é algo muito importante e permite que a gente vá além da imaginação. Quando estou lendo, entro naquele mundinho do livro e não escuto mais nada – disse Thaís, que já havia comprado algumas publicações para presentear a mãe, além do romance A Saga do Tigre, do qual é fã.
Além dos diversos estantes, a Bienal também oferece os espaços que mais fizeram sucesso em outras edições, como o Café Literário, com descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias, dos quais fazem parte celebrados autores (prosadores, poetas, ensaístas) nacionais e estrangeiros; o Mulher & Ponto, que levará novidades aos bate-papos sobre os mais diversos aspectos do universo feminino; e as sessões de Encontro com Autores e Conexão Jovem.
A cerimônia de abertura reuniu ainda autoridades das três esferas de governo e também representantes da Alemanha e do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL). A ministra da Cultura, Marta Suplicy, destacou a importância do evento para o país:
- A leitura é um direito de todo cidadão. O Brasil é um país que investe muito na sua imagem, mas não queremos que seja lembrado apenas pela sua música, futebol e sol. Queremos mais que isso, que seja conhecido também pela sua literatura e por nossos autores, e receber esse evento aqui no Rio é algo muito especial. Nosso país é um lugar em que as pessoas têm fome de conhecimento e querem ter acesso à cultura e é isso que a bienal oferece.
Na última edição, em 2011, foram lançados mais de mil títulos na Bienal, e vendidos quase três milhões de exemplares – adquiridos por 76% dos visitantes, uma média de 5,5 livros por pessoa.
Alunos da rede municipal visitam a Bienal
Na edição deste ano, 36 mil alunos das escolas da Prefeitura do Rio visitarão a Bienal. Além da visitação, 1.440 unidades, entre creches, escolas e bibliotecas escolares, receberam uma verba para compra de livros, com o objetivo de ampliar e renovar seus acervos. A participação da Secretaria Municipal de Educação na Bienal integra as ações do programa Rio, Uma Cidade de Leitores, cujo objetivo principal é incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino.
Para este ano, uma extensa programação foi preparada pela Gerência de Mídia Educação da Secretaria Municipal de Educação. Além da visitação e da compra de livros, alunos e professores poderão participar da Conferência sobre Educação, Tecnologia e Literatura Infantil (CONTEC), encontros com autores, mesas redondas, oficinas de animação e web rádio, debates e rodas de conversa. Durante as mostras de vídeos serão apresentadas animações produzidas por alunos e professores da rede.
São seis dias destinados à visitação, de 30 de agosto a 6 de setembro, sempre nos dias úteis. Na chegada ao evento os estudantes recebem a Nota Bienal, que pode ser trocada por um livro. Com isso, o projeto possibilita aos visitantes a oportunidade de pesquisar títulos, manusear exemplares e participar de rodas de leitura.
Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto Rio, Uma Cidade de Leitores, visa a incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino. O programa procura atingir seu objetivo ampliando salas de leituras, através de verba para a compra de livros e distribuindo livros de literatura para os professores da rede.
A 16ª Bienal do Livro Rio, iniciativa do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), acontece no Riocentro entre 29 de agosto e 8 de setembro, das 9h às 22h, nos dias de semana, e das 10h às 22h, nos finais de semana. A entrada custa R$ 14. Mais informações em http://www.bienaldolivro.com.br/.