Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Praça com esculturas de animais é atração para crianças na Tijuca

16/08/2013 09:44:00


A Praça Hans Klussmann, na Tijuca, foi recuperada recentemente pela prefeitura e, desde então, vem atraindo dezenas de visitantes nos fins de semana, principalmente crianças, com suas mais de 30 esculturas de animais em tamanho ampliado e cores vibrantes.

 

O local encanta seus frequentadores com pirâmide e personagens do Sítio do Picapau Amarelo, como Emília e Saci, ao lado de girafa, urso polar, hipopótamo, jacaré, dinossauro, leão, canguru e outros animais, que completam o cenário de arte Naif reconhecido pelo Iphan.

 

Equipes da Fundação Parques e Jardins (Gerência de Monumento e Chafarizes) e da Comlurb revitalizaram a antiga praça em dois meses, e a entregaram em março deste ano, com reparos e pintura das esculturas rígidas de argamassa e ferro.

 

Em meados dos anos 70, o professor Paulo de Tarso idealizou e construiu uma mini floresta povoada de bichinhos, personagens saídos do folclore e das histórias infantis para o encanto de seus filhos e amigos. As esculturas rígidas de argamassa e ferro em cores vibrantes executadas pelas mãos e custos do autor, e doadas à prefeitura, foram reconhecidas como patrimônio artístico da cidade do Rio de Janeiro.

 

No local, os visitantes também podem observar a nascente do Rio Trapicheiros.

 

O acesso à praça, de carro ou a pé, começa na subida da Rua Saboia Lima, na confluência das ruas José Higino, Bom Pastor e Desembargador Izidro, ponto inicial dos ônibus da linha 409 (Saens Peña-Horto/Jardim Botânico).




Serviços Serviços