Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura premia os vencedores do concurso “Rio Ideias”

09/08/2013 16:08:00  » Autor: Flávia David/Fotos: Ricardo Cassiano


Com o lema Pense em como aplicativos podem tornar o Rio de Janeiro uma Cidade Inteligente, a Prefeitura do Rio realizou a segunda edição do concurso "Rio Ideias" e convocou a população a sugerir propostas de criação de aplicativos móveis que fossem úteis para o cidadão carioca. Após análise minuciosa de 1.368 propostas, foram premiados nesta sexta-feira (9/08), na Praça do Conhecimento de Padre Miguel, os 30 vencedores do concurso (15 primeiros lugares e 15 segundos lugares) em cada categoria. A área que recebeu o maior número de ideias foi a de Transporte (246 propostas), seguida de Saúde (163), Turismo (142), Educação (130) e Segurança (105). A melhor ideia de cada categoria foi premiada com R$ 1 mil (primeiro lugar) e R$ 500 (segundo lugar). Com a conclusão do Rio Ideias, foram abertas as inscrições para o concurso Rio Apps, que convidará programadores a transformar essas ideias vencedoras em aplicativos. Os interessados podem se cadastrar, de hoje até 10/12, no site http://www.rioapps.com.br.

 


As 15 categorias do concurso abrangeram as seguintes áreas: Saúde, Educação, Transporte, Habitação e Urbanização, Ordem Pública e Conservação, Gestão e Finanças Públicas, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Turismo, Cultura, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Segurança, Esporte, Jogos (Games) e Nave/Praça do Conhecimento (Projeto Rio Digital 15 Minutos, que consta na construção de uma rede de Praças e Naves do conhecimento por toda a cidade). Uma votação popular elegeu as cinco melhores ideias nas 15 categorias. A avaliação das 75 ideias finalistas foi feita por um corpo de jurados composto por especialistas em Ciência e Tecnologia e por profissionais de tecnologia da informação.

 

Durante os últimos dois meses foram avaliados os quesitos criatividade, originalidade, viabilidade técnica e abrangência popular. Na cerimônia de premiação, o secretário especial de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, falou sobre a importância do concurso:


- Trata-se de um prêmio à criatividade do carioca. Desde o ano passado, já foram 3.668 ideias repassadas por aqueles que exigem informações que melhorem a qualidade de vida da população, que sentiram nas ruas as necessidades do cidadão. Para este ano, demos um salto à frente: com base no Plano Estratégico da Cidade, criamos categorias que pensassem o Rio como um legado de Cidade Inteligente, com serviços ágeis para os cariocas, seja na área de transporte como na de saúde ou desenvolvimento social -, afirmou o secretário, que aproveitou para convocar os programadores para o concurso Rio Apps:


- Vamos aguardar que desenvolvedores apresentem suas propostas e busquem parcerias para serem colocadas em ação - concluiu Coelho.


O secretário municipal de Conservação, Marcus Belchior, também presente ao evento, parabenizou os vencedores e afirmou que aplicativos desse tipo são de extrema utilidade para o seu trabalho:


- A secretaria trabalha em dois focos: conservação e operação. Através do meu smartphone, tenho, por exemplo, acesso a informações do Centro de Operações Rio e ao radar meteorológico. Por isso, posso dizer que vocês estão ajudando a cidade a andar. O Rio de Janeiro agradece e precisa de novas ideias - disse Belchior, ao lado do presidente da Empresa Municipal de Informática (IplanRio), Ricardo de Oliveira, que também falou sobre a importância da iniciativa:


- A população está sendo mobilizada a sugerir ideias conforme as suas necessidades, a respeito de como esta cidade pode melhoras. Que seja uma iniciativa permanente - afirmou.

 


Na categoria Jogos, a funcionária pública Isabela Dias Ferreira, de 25 nos, destacou-se pela criação de um jogo que, segundo ela, promete incentivar o carioca a manter as praias limpas. Ela conheceu o concurso através de seu noivo e concorreu com oito ideias:


- Através desse game, as pessoas podem fazer a limpeza das praias, recebendo bônus por área limpa e informações sobre o tempo em que determinado material leva para se decompor caso não seja recolhido - disse a vencedora, que declarou-se uma assídua frequentadora das praias do Rio, descontente com o comportamento de muitos banhistas.


Ao seu lado, o vendedor João Carlos Maciel comemorava o prêmio na categoria Desenvolvimento Social. Ele apresentou uma proposta que consiste no mapeamento dos projetos sociais desenvolvidos na cidade, e no compartilhamento dessas informações.


- Fiz parte de um projeto social, através do qual me formei, e lembro que ele foi muito mal divulgado. Poucas pessoas sabiam de sua existência. Acredito que, a partir desse aplicativo, essa necessidade de informações será sanada - disse João, que também pretende se inscrever no Rio Apps:


- Tenho conhecimento em programação e, junto com uma amiga, pretendo concorrer e ganhar - disse ele.


Os concursos Rio Ideias e Rio Apps foram lançados em 2011.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços