01/08/2013 14:47:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha e Ricardo Albuquerque/Fotos: Beth Santos e Ricardo Cassiano
O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, inauguraram nesta quinta-feira (01/08) mais um Espaço de Desenvolvimento Infantil em comunidade pacificada – o quarto entregue nesta semana – e uma escola de Ensino Fundamental, em Santa Cruz. Com o EDI do Andaraí, que será inaugurado amanhã, aumenta em 1275 a oferta de vagas para creche e pré-escola na cidade.
Batizado em homenagem a uma antiga moradora do Morro da Coroa, a Tia Luizinha, que durante 52 anos tomou conta de crianças da comunidade para que suas mães pudessem trabalhar fora. O EDI Maria Luiza Nobre , no Catumbi, oferece 250 vagas para crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses. O prédio localizado na Rua Itapiru 527, principal acesso à comunidade, tem sete salas de atividades, dois berçários, refeitório, cozinha e um lactário. O novo espaço reúne creche e pré-escola no mesmo ambiente, o que permite maior atenção à educação na primeira infância.
— Fizemos questão de eternizar uma pessoa que é referência para a comunidade. A escola é um lugar onde se vive os melhores momentos da vida. Sem dúvida, o processo de pacificação nos permitiu trazer dignidade e serviços aos moradores. E, aqui no Edi, a gente constrói o futuro da cidade — disse Paes.
O comandante da Unidade de Polícia Pacificadora das comunidades da Coroa, Fallet e Fogueteiro, Major Senna , lembrou que onde está localizado o novo Edi era um depósito de entulhos, o que influenciava negativamente a autoestima dos moradores:
— Onde foi construída a creche era uma área completamente degradada, com risco de doenças. As obras deram uma nova estética à entrada da comunidade, que passou a sentir orgulho de morar aqui. Além disso, é fundamental para a pacificação que os serviços cheguem até às comunidades.
O Morro da Coroa recebeu diversas intervenções da Prefeitura do Rio que melhoraram a qualidade de vida dos moradores, como as obras da Secretaria de Habitação, que levou urbanização para a região, com implantação de rede de água e esgoto, drenagem e pavimentação de vias e instalação de pontos de coleta de lixo, além do reforço na contenção de encosta e iluminação pública. A comunidade conta com um Posto de Orientação Urbanística e Social (Pouso). Na Avenida 31 de Março, há 10 meses foi inaugurada a Clínica da Família Sérgio Vieira de Melo, com capacidade de atendimento de 20.700 pessoas. O mesmo espaço abriga o EDI Lily Marinho, com 150 vagas, inaugurado em junho de 2011.
Escola Municipal Roberto Civita
Nomeada em homenagem ao diretor do grupo Abril falecido em maio, a Escola Municipal Roberto Civita é a primeira unidade de Ensino Fundamental no Conjunto Palmares, em Santa Cruz, que já conta com dois Espaços de Desenvolvimento Infantil. Com capacidade para atender 550 alunos do 3º ao 9º ano, a escola conta com nove salas de aula, laboratório de ciências, sala de informática, biblioteca, auditório, quadra coberta com vestiário, além de áreas administrativas. O prefeito Eduardo Paes destacou os investimentos já realizados pela prefeitura no local:
- Este conjunto faz parte do programa Minha Casa, Minha vida e já possui dois Espaços de Desenvolvimento Infantil, e agora esta escola, vamos entregar uma Clínica da Família. Então teremos pessoas atendidas de perto com habitação, educação e saúde de qualidade. Teremos também o BRT Transbrasil operando em breve. Com isso, vamos dar condições básicas para as pessoas viverem aqui com dignidade e qualidade de vida.
A secretária Claudia Costin ressaltou as ações municipais na área da educação e a importância de homenagear Roberto Civita:
- Estou com uma emoção muito maior hoje porque estamos inaugurando uma escola com o nome de uma pessoa que apostou no futuro, que acreditava na educação.