17/06/2013 15:20:00 » Autor: Texto: Juliana Romar e Ricardo Albuquerque/Fotos: Beth Santos, J.P.Engelbrecht, Raphael Lima e Ricardo Cassiano
O Papa Francisco chegou às 15h45 desta segunda-feira (22/07) ao Rio de Janeiro, onde presidirá a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai de 23 a 28 de julho. O pontifice foi recebido na Base Aérea do Galeão pela presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, além de outras autoridades do governo brasileiro e da Igreja Católica. Da Ilha do Governador, o Papa se deslocou em carro fechado para o Centro da cidade. Com a janela aberta, o Santo Padre acenou e foi aplaudido por milhares de pessoas durante todo o trajeto.
Ja a bordo do papamóvel, o pontífice percorreu diversas ruas do Centro, sendo aplaudido e acompanhado por centenas de milhares de fiéis. O trajeto teve início na Catedral, passando pela Avenida República do Chile, Avenida Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Graça Aranha, Avenida Nilo Peçanha e novamente pela Avenida Rio Branco, em direção ao Theatro Municipal. Cinco crianças receberam a bênção e beijos de Papa Francisco. A primeira foi na Avenida Presidente Vargas, quando ele seguia para a Catedral. Depois, já no papamóvel, quatro crianças foram levadas até o pontífice por voluntários e seguranças que ajudaram no isolamento do percurso.
Com apenas 7 meses, o pequeno Miguel Coelho já carrega em sua história a experiência de ter sido abençoado por um Papa. O bebê foi uma das cinco crianças que receberam a bênção e beijos do Papa Francisco durante o percurso no Centro. Ele foi levado até o papamóvel, na Avenida Rio Branco, por um dos seguranças que ajudavam no isolamento do percurso.
- Vim de Minas Gerais só para o Papa ver o Miguel! Foi um momento muito emocionante, algo que vai ficar pra sempre. Sou muito agradecido ao Papa pelo seu carinho com o povo e com meu filho. Quando o Miguel crescer vai sentir orgulho de ter participado desse momento histórico - 'comemorava' o pai do menino, que saiu da cidade de São Sebastião do Pontal com a mulher e os três filhos para ver o Papa no Rio.

Em seu primeiro discurso desde que chegou ao Brasil, o Papa Francisco afirmou que "Cristo Bota fé nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa":
— Vim para encontrar com os jovens que vieram de todos os cantos do mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Esses jovens falam línguas diferentes, mas encontram em Cristo as respostas para as mais altas e comuns aspirações. Cristo bota fé nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa. Também os jovens botam fé em Cristo: não temem arriscar a única vida que possuem, pois sabem que não serão desiludidos. Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em Seu nome para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: A paz de Cristo esteja com vocês!
Imagens relacionadas:
