Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Riotur disponibilizará 17 postos de informação para turistas durante JMJ

16/07/2013 12:42:00  » Autor: Foto: Alexandre Macieira/Riotur


A Secretaria Municipal de Turismo/Riotur preparou materiais informativos impressos, virtuais e de sinalização para pedestres. Sete postos de informações turísticas foram acrescentados e incorporados definitivamente aos já existentes, somando, no total, 17 postos. Os novos pontos de informação, que ficarão como legado da JMJ, estão localizados na Lapa, Quinta da Boa Vista, Barra da Tijuca, Leblon, Urca, Ipanema e no Centro de Tradições Nordestinas.

 

Especialmente para o encontro católico, a Riotur montará postos temporários no Sambódromo, na Central do Brasil, na Estação das Barcas Rio/Niterói, além de dois contêineres em Guaratiba. Os postos já existentes ficam em Copacabana (altura da Rua Hilário de Gouveia), CIAT - Centro de Atendimento ao Turista (Av. Princesa Isabel), Aeroporto Santos Dumont, Centro, Gávea, Zona Portuária, Aterro do Flamengo, Rodoviária Novo Rio e Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) nos terminais 1 e 2.

 

Nossa missão é oferecer conforto para que os turistas se sintam à vontade no Rio e obtenham as informações necessárias de que precisam para os eventos da JMJ. Por isso, criamos um sistema de sinalização especial para facilitar o deslocamento dos turistas - com 2 mil postes, 2.591 banners direcionais, 90 torres, 674 adesivos e 22 blimps -, além de postos de informações turísticas (17 fixos e 14 temporários), ferramentas digitais gratuitas para smartphones, e distribuição de material impresso (Guia do Rio, Caminhos da Fé e Mapa do Rio) - explicou o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Melo. 

 


A secretaria colocará nas ruas 100 agentes de informações bilíngues (inglês/português) nos postos de atendimento fixos e outros 75 agentes de informações espalhados pelas ruas de Copacabana e Barra de Guaratiba – locais dos Atos Centrais da Jornada.

Placas com orientações de localização e da melhor forma de se locomover até seu local de interesse estarão disponíveis nas ruas de Copacabana e de Guaratiba, nas estações de metrô de Copacabana, nos trens de Deodoro, Campo Grande e Santa Cruz e nas duas principais estações do BRT a serem utilizadas por peregrinos e cariocas. Aproximadamente 350 mobiliários urbanos e 600 galhardetes farão parte da sinalização de pedestres que também contemplará os 13 km de cada uma das rotas de peregrinação até o Campus Fidei, em Guaratiba.

 

Todo o material informativo, específico para a JMJ, está em português, inglês e espanhol e pode ser encontrado, além dos postos de informação, em pontos de interesse turístico, como hotéis, albergues, museus, centro culturais, bares e restaurantes. Este material consiste na Revista Guia do Rio e no Folder/Guia do Peregrino. Também serão distribuídos 90 mil exemplares do Caminhos da Fé – publicação em português, espanhol e inglês que reúne as mais importantes igrejas históricas da cidade.  

 

A Riotur criou o hotsite e o aplicativo gratuito jmjrio2013, disponível para smartphones de sistema operacional iOS e Android em inglês, português e espanhol.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços