Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura entrega novos imóveis do Minha Casa, Minha Vida na Mangueira

Apartamentos na comunidade pacificada abrigarão famílias que viviam em áreas de risco


04/12/2012 15:53:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos


Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral participaram nesta terça-feira, 04/11, da entrega de mais 248 imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Condomínio Residencial Mangueira II, na Zona Norte do Rio. Os imóveis são destinados às famílias de baixa renda que viviam há anos em áreas de risco e condições precárias na comunidade Metrô-Mangueira.

 

O evento celebrou a marca de um milhão de moradias construídas e de dois milhões de imóveis contratados pelo Minha Casa, Minha Vida, sendo a Prefeitura do Rio a campeã em todo o Brasil na construção de imóveis inseridos nesse programa habitacional federal. Atualmente são 55.213 unidades contratadas na cidade. Até 2016, esse número chegará a 100 mil.
 

 

A cerimônia de entrega das chaves contou com participação da presidenta Dilma Rousseff, por meio de videoconferência simultânea, diretamente do Palácio do Planalto, em Brasília, e de governantes de São Leopoldo (RS), de Macaíba (RN) e de Bom Conselho (PE), onde outras unidades do programa também foram entregues. Também participaram do evento no Rio diversas autoridades municipais, estaduais e federais.

 

Foto: Beth SantosDurante o discurso, o prefeito Eduardo Paes destacou a seriedade do Minha Casa, Minha Vida e anunciou a distribuição de eletrodomésticos e móveis aos moradores do novo condomínio:


- As pessoas que vão morar nos imóveis desse programa vivem em condições muito precárias. Por isso, a prefeitura vai dar a linha branca de eletrodomésticos e móveis para todos os apartamentos do programa na cidade do Rio de Janeiro. Esse aqui é só o primeiro a receber e os recursos são do Tesouro do Município. Mudar completamente a vida das pessoas é o objetivo desse programa habitacional, o mais forte do país na atualidade. Ele gera empregos, renda, e traz orgulho, dignidade e cidadania à população – ressaltou.


O novo empreendimento, localizado na Rua Visconde de Niterói, 90, foi construído para reassentar as últimas famílias das 313 que residiam na Metrô-Mangueira. As 65 restantes serão transferidas para o Bairro Carioca, em Triagem. A comunidade teve 667 famílias credenciadas pela Secretaria Municipal de Habitação e, deste total, 354 já moram em condomínios do Minha Casa, Minha Vida, como o vizinho Mangueira I, para onde foram as 248 primeiras famílias.

Foto: Beth Santos
O condomínio entregue nesta terça-feira é formado por 11 blocos de quatro andares, com apartamentos de 40 metros quadrados, com dois quartos, sala cozinha, banheiro, área de serviço e aquecimento solar, o que prevê uma redução no gasto de energia. As unidades adaptadas para cadeirantes têm 45 metros quadrados. Os moradores ainda podem desfrutar de total infraestrutura externa, com salão de festas, churrasqueira, portaria, estacionamento, depósito de lixo, quadras poliesportivas e playground.

 

Localizado em uma área pacificada da cidade, o Residencial Mangueira II fica próximo às estações de trem e metrô de São Cristóvão e do Maracanã, da Quinta da Boa Vista, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), de duas creches, escola, posto de saúde e hospital.


Dilma ressaltou que o país não pode deixar de investir em programas que reativam a economia e distribuem renda:

 

- O Minha Casa, Minha Vida ultrapassa o terreno frio dos números. O país não pode abrir mão de ter programas habitacionais e, assim como é feito aqui no Rio de Janeiro, os prefeitos devem sempre querer construir mais moradias para as famílias de baixa renda. Cada empreendimento entregue representa mais um tijolo na construção de um Brasil melhor. Estamos muito orgulhosos de alcançarmos essa marca de um milhão de moradias construídas e de dois milhões contratadas – afirmou a presidenta.

 

O governador Sérgio Cabral destacou a importância do programa para o Rio:

 

- Estamos aqui no berço do samba carioca para celebrar esta marca tão importante e agradecer esse feito extraordinário que fez uma revolução na economia do Rio, que não se movimentava dessa maneira há mais de 30 anos. Muito mais ainda está por vir – disse.

 

Emocionada após receber as chaves de seu novo apartamento, Maria de Lurdes Ribeiro, moradora da comunidade Metrô-Mangueira há mais de 40 anos, agradeceu:
  

-Obrigada por esse presente de Natal. Eu e minha família estamos muito felizes e acreditamos que nossa vida vai mudar muito. Agora viveremos em um lugar com melhores condições e resgataremos nossa dignidade – falou.


 




Serviços Serviços