Estrutura vai religar Rua da Abolição à Avenida Dom Hélder Câmara e revitalizar a região
20/12/2012 08:24:00 » Autor: Texto: Elisa Motta / Fotos: J.P. Engelbrecht
A Prefeitura do Rio inaugurou hoje, dia 20/12, o novo viaduto no bairro da Abolição, na Zona Norte da cidade. A estrutura, batizada em homenagem ao jornalista Armando Nogueira, falecido em 2010, liga a Rua da Abolição à Avenida Dom Hélder Câmara (antiga Avenida Suburbana) – vias separadas desde o término da construção da Linha Amarela, há 15 anos. A travessia servirá também como um novo acesso para quem sai do Estádio João Havelange (Engenhão) em direção à Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, falou sobre a importância do viaduto para o trânsito em dias de jogos no Engenhão:
- Esse é um projeto que resgata uma dívida que nós tínhamos com o pessoal do bairro da Abolição, desde a implantação da linha amarela. O bairro agora tem ligação direta com a Avenida Suburbana. Além disso, nós fizemos também um alça de descida em direção à Zona Oeste, Barra e Jacarepaguá, que vai ajudar muito o fluxo de veículos em dias de evento no Engenhão, que vai escoar mais rápido e terá em torno de 5 a 10 mil veículos por hora na passagem do viaduto – disse o secretário.
Alexandre Pinto lembrou ainda que esse é mais um legado que fica para os Jogos Olímpicos:
- Essa obra também estava prevista no dossiê da candidatura do Rio para os Jogos Olímpicos de 2016 e com essa inauguração hoje, a Prefeitura entrega mais uma obra para as Olimpíadas, com 3 anos e meio de antecedência – finalizou Alexandre.
O viaduto possibilita, ainda, o acesso à parte curva da estrutura, com saída para a via expressa, ajudando a minimizar os impactos no trânsito em dias de jogos e eventos no Engenhão. Com cerca de 540 metros de extensão e oito metros de largura, o novo viaduto tem duas faixas de rolamento. Construído em concreto armado, a estrutura tem 10 pilares, cada um com cerca de 7 metros de altura.