Com público estimado de 300 mil pessoas, evento celebra ocupação hoteleira superior a 80%
20/12/2012 09:58:00 » Autor: Flávia David / Fotos: Eliane Carvalho
A Prefeitura do Rio apresentou na manhã desta quinta-feira, dia 20, no Centro de Operações Rio, o planejamento operacional dos órgãos públicos para o show dos cantores Stevie Wonder e Gilberto Gil na Praia de Copacabana, no próximo dia 25. O anúncio da operação logística reuniu representantes de todos os orgãos envolvidos na organização do evento, como os secretários municipais de Transportes, Carlos Roberto Osorio, de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, e da Ordem Pública, Alex Costa, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O show tem início previsto para 20h, no palco montado em frente ao hotel Copacabana Palace.
Durante a apresentação, o secretário de Turismo apontou o evento como um dos grandes responsáveis pelo sucesso da rede hoteleira do Rio neste período:
- Nossa rede hoteleira está fervilhando, com mais de 80% de ocupação. Trata-se de um evento grandioso, onde são esperadas cerca de 300 mil pessoas. Para isso, serão instalados telões de quase dez metros e torres de delay que vão garantir uma perfeita sonorização por toda a orla de Copacabana. Também vamos disponibilizar três postos de saúde, equipados com 26 UTI’s móveis, além de quatro ambulâncias comuns e cinco blocos de banheiros químicos, compostos por 40 cabines cada - afirmou Antônio Pedro, completando que a segurança do público também será garantida, com a presença de guardas municipais e policiais militares na área do show e nas vias próximas, além da instalação de dez torres de observação da PM.
O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, fez questão de orientar o público quanto à utilização do transporte público:
- Não serão criadas áreas de estacionamento para veículos particulares, vans e ônibus fretados. Além disso, o estacionamento será proibido em diversas ruas da região. Ou seja, a prefeitura reforça o apelo para que o público utilize transportes públicos, até porque o bairro de Copacabana dispõe de linhas diversas de ônibus - disse Osorio.
O show de Stevie Wonder e Gilberto Gil também será marcado por operações de controle urbano por toda a região. O secretário da Ordem Pública, Alex Costa, afirmou que serão realizadas operações para coibir o comércio e estacionamento irregulares em Copacabana, além do acampamento de fãs na Praia de Copacabana.
Veja detalhes do esquema operacional montado pela Prefeitura do Rio:
ORDEM PÚBLICA:
A operação vai reunir 530 agentes, incluindo da Seop e da GM-Rio (sendo 414 guardas municipais de controle urbano, 70 de trânsito e 46 agentes da seop) que vão atuar preventivamente, a partir das 22h do dia 24, para coibir o comércio ambulante não autorizado, o estacionamento em local proibido, acampamentos em área pública, entre outras irregularidades. As 15 barreiras operacionais de controle urbano serão montadas às 9h no dia do evento.
Os guardas municipais da Unidade de Ordem Pública de Copacabana, assim como os agentes da Seop que realizam o ordenamento das praias, farão o patrulhamento de rotina na região independente do planejamento do evento.
Ações de Controle Urbano:
Uma Tenda de Gerenciamento (TG) do Controle Urbano e uma torre de observação darão suporte às ações de fiscalização realizadas durante o evento. Os cinco comboios vão percorrer a Rua Barata Ribeiro e as Avenidas Nossa Senhora de Copacabana, Princesa Isabel e Atlântica, entre as Ruas Júlio de Noronha, no Leme, e Francisco Otaviano, em Copacabana.
Reboques:
A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER), órgão da Seop, vai disponibilizar dez reboques que vão circular nas áreas de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular.
Barreiras Operacionais:
- Rua Santa Clara, esquina com a Av. Atlântica;
-Rua Figueiredo Magalhães, esquina com a Av. Atlântica;
-Rua Siqueira Campos, esquina com a Av. Atlântica;
- Rua Hilário de Gouveia, esquina com a Av. Atlântica;
- Rua Paula Freitas, esquina com a Av. Atlântica;
- Rua República do Peru, esquina com a Av. Atlântica;
- Rua Fernando Mendes, esquina com a Av. Atlântica;
- Rua Rodolfo Dantas, esquina com a Av. Atlântica;
- Rua Duvivier, esquina com a Av. Atlântica;
- Rua Ronald de Carvalho, esquina com a Av. Atlântica;
- Rua Belfort Roxo, esquina com a Av. Atlântica;
- Av. Prado Júnior, esquina com a Av. Atlântica;
- Av. Princesa Isabel esquina com a Av. Atlântica;
- Av. Princesa Isabel, próximo à saída do Túnel Novo;
- Av. Princesa Isabel, próximo à entrada do Túnel Novo.
TRANSPORTES/TRÂNSITO:
A operação de trânsito contará com a participação de 210 Agentes da Prefeitura, entre Guardas Municipais e Controladores da CET-Rio, com 18 viaturas e 32 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários.
Serão utilizados 12 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas, restrições de estacionamento e condições do tráfego. Esses painéis divulgarão mensagens de orientação com antecedência, para informar previamente aos motoristas e moradores. O Centro de Operações Rio fará o monitoramento de toda a região impactada pelo evento, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento. Além das interdições previstas, não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, não sendo recomendável a utilização do automóvel particular.
PRINCIPAIS INTERDIÇÕES / ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO:
A partir de 7h:
- Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.
- Inversão de mão na Av. Atlântica na pista junto às edificações, como ocorre em todos os domingos e feriados.
A partir de 19h:
- Bloqueio da Av. Atlântica, em ambas as pistas, no trecho entre a Rua Figueiredo Magalhães e Av. Prado Junior, até o término do evento.
- O fluxo do tráfego no sentido Botafogo será desviado pela Rua Figueiredo Magalhães até a Av. Nossa Senhora de Copacabana.
- No sentido Ipanema, os motoristas poderão acessar a Av. Atlântica a partir da Rua Santa Clara.
SAÍDA DO EVENTO:
Além dos bloqueios já implantados, haverá um bloqueio na Rua Barata Ribeiro, desviando o fluxo para a Rua Tonelero, na altura da estação de metrô Cardeal Arcoverde. As alterações na circulação e interdições serão desfeitas somente após o escoamento do público.
PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:
Estará proibido o estacionamento, além dos locais já regulamentados, nas seguintes vias:
Dia 24/12:
- Av. Nossa Senhora de Copacabana entre Rua Figueiredo de Magalhães e Av. Princesa Isabel.
- Rua Barata Ribeiro entre Praça Demétrio Ribeiro e Rua Figueiredo de Magalhães.
- Rua Rodolfo Dantas entre Rua Barata Ribeiro e Av. Atlântica (ambos os lados).
- Rua Mal. Mascarenhas de Moraes entre as Ruas Tonelero e Barata Ribeiro (ambos os lados).
Dia 25/12:
- Av. Atlântica no trecho entre a Rua Figueiredo de Magalhães e Av. Princesa Isabel.
- Av. Nossa Senhora de Copacabana entre Rua Figueiredo de Magalhães e Av. Princesa Isabel.
- R. Barata Ribeiro entre Praça Demétrio Ribeiro e Rua Figueiredo de Magalhães.
- Rua Rodolfo Dantas entre Rua Barata Ribeiro e Av. Atlântica (ambos os lados).
- Rua Mal. Mascarenhas de Moraes entre as Ruas Tonelero e Barata Ribeiro (ambos os lados).
- Rua Figueiredo de Magalhães (ambos os lados)
- Rua Fernando Mendes (ambos os lados).
- Rua Gustavo Sampaio entre Av. Princesa Isabel e Rua Anchieta.
- Rua Siqueira Campos, bolsão em frente ao Shopping Antiquários.
CHEGADA E SAÍDA DO EVENTO:
Para acessar e deixar a área do show na Praia de Copacabana, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, metrô e as diversas linhas de ônibus, que passam no bairro, procedentes de vários pontos da cidade.
FUNCIONAMENTO DO METRÔ:
O MetrôRio estenderá, até às 2h do dia 26/12, o funcionamento das estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos. As demais estações fecharão para embarque às 23h, horário habitual de encerramento da operação em feriados, mas permanecerão abertas para desembarque. O MetrôRio recomenda que os usuários utilizem a Estação Siqueira Campos para o retorno do evento. A Estação Cardeal Arcoverde fechará para embarque às 19h e reabrirá às 22h.
Trens da Linha 2 operarão de Pavuna a Ipanema:
No dia 25/12, a partir das 16h, os trens da Linha 2 realizarão a viagem entre Pavuna e Ipanema/General Osório sem necessidade de transferência de linhas. Entre 7h e 16h, o funcionamento será o já realizado em feriados, com a transferência realizada na Estação Estácio. O serviço Metrô Na Superfície terá seu horário estendido. Os ônibus operarão até a chegada do último trem nas estações Botafogo e Ipanema/General Osório. As linhas de integração Metrô/Ônibus não terão o horário estendido. A linha 590 (Leme/Copacabana) fará serviço com passageiros até às 16h.
ATENDIMENTO MÉDICO:
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) preparou um esquema especial de atendimento na orla de Copacabana para o show. Três postos médicos estarão à disposição do público, com 87 profissionais de saúde trabalhando durante todo o evento, sendo 36 médicos. As unidades contarão, no total, com 34 leitos, dois deles de suporte avançado.
Para os casos mais graves, que necessitem de remoção, 30 ambulâncias estarão de prontidão. Os postos estarão em frente à Av. Princesa Isabel (11 leitos), à Praça do Lido (12 leitos) e à Rua Paula Freitas (11 leitos) e funcionarão das 17h30 até o término do evento.
Todas as unidades estarão preparadas para atender as emergências, com equipamentos de suporte à vida para monitoramento e estabilização dos pacientes. Os hospitais e UPAs municipais estarão com suas equipes prontas para dar apoio aos atendimentos mais graves e receber as transferências, que serão realizadas pela Central de Regulação.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:
- Não ir de carro ao evento, usar preferencialmente transporte público coletivo.
- Respeitar os locais de proibição de estacionamento.
- É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área.