Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito participa do primeiro teste do teleférico do Morro da Providência

Equipamento começará a funcionar em abril e contará com três estações, interligando o morro com a Central do Brasil e a Cidade do Samba


21/12/2012 12:20:00  » Autor: Texto: Juliana Romar / Fotos: Raphael Lima


O prefeito Eduardo Paes participou nesta sexta-feira, dia 21/12, do primeiro teste do teleférico no Morro da Providência, construído pelo Programa Morar Carioca. Acompanhado do secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, e do deputado federal Jorge Bittar, Paes visitou a estação Morro da Providência (Praça Américo Brum), de onde observou o funcionamento da primeira gôndola do teleférico instalada. Além dessa estação, outras duas integram o projeto interligando o morro com a Central do Brasil e a Cidade do Samba (Gamboa). O novo equipamento, que permanecerá em fase de testes e será liberado para os moradores em abril de 2013, tem capacidade para transportar cerca de mil pessoas por hora.

 

- O objetivo da prefeitura é melhorar a acessibilidade do povo que mora aqui. A Providência é a primeira favela do Rio e está hoje pacificada e totalmente integrada à cidade. O teleférico vai permitir a população ter acesso de qualidade e mais conforto. Além disso, esse equipamento está integrado ao projeto Porto Maravilha, que contempla grandes investimentos para a cidade. O visual daqui de cima é fantástico e tenho certeza de que isso aqui vai atrair muitos turistas e virar o Pão de Açúcar 2 - brincou o prefeito.

 

A construção do teleférico faz parte do Programa Morar Carioca no Morro da Providência, cujo investimento é de R$ 163 milhões. Deste total, cerca de R$ 75 milhões foram destinados somente à implantação do teleférico em ações que abrangem a construção das estações, montagem das torres, remanejamento da rede de energia e construção de vias de serviços que dão acesso ao equipamento. As gôndolas do teleférico são feitas de acrílico e alumínio e possuem assentos de madeira. As cabines têm capacidade para oito passageiros sentados e dois em pé e percorrerão uma extensão de 721 metros.

 

- O início dos testes do teleférico é uma ação muito importante para o Morro da Providência. Durante os meses de teste serão averiguadas questões como segurança e transporte de carga para que o acesso aos moradores e turistas seja liberado em abril de forma concreta e segura. Os moradores terão direito a uma passagem gratuita de ida e volta, já a tarifa para os turistas e o horário de funcionamento ainda estão em fase de estudos, visando o favorecimento não só dos moradores, mas também dos turistas que terão acesso a esse cenário maravilhoso - concluiu o secretário de Habitação.

 

Além do novo teleférico, o Morar Carioca inclui a construção de um plano inclinado que vai ligar a Ladeira do Barroso à Praça do Cruzeiro. A cabine terá capacidade para 10 (dez) pessoas, com acesso adequado aos passageiros portadores de necessidades especiais. Também haverá um espaço acoplado à cabine reservado para o transporte de cargas e do lixo.


As ações do programa abrangem ainda a implantação de novas redes de água, esgoto e drenagem, construção de equipamentos sociais e esportivos e de 855 unidades habitacionais, um centro esportivo coberto, o alargamento e pavimentação de ruas e urbanização da Praça Américo Brum. Já foram entregues à comunidade um Espaço de Desenvolvimento Infantil para 200 crianças; um Centro de Trabalho, Emprego e Renda; e a reforma da Escola Municipal Francisco Benjamin Galloti.

 

- Esse teleférico vai beneficiar bastante a comunidade. Hoje temos que ficar esperando a kombi lotar para nos trazer aqui em cima. Às vezes isso demora mais de uma hora. Quando começar a funcionar de vez, todo mundo, incluindo os idosos, as grávidas, mulheres com crianças, com sacolas de compras, vai poder subir tranquilamente e chegar mais rápido em casa – disse a moradora Aline Dias, 32 anos, nascida na Providência.




Serviços Serviços