Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Igreja Santo Antônio dos Pobres é reinaugurada

26/05/2013 15:01:00  » Autor: Flávia David / Fotos: Ricardo Cassiano


Os moradores do Centro do Rio, que passa por extenso processo de revitalização, têm mais um motivo para comemorar: após três anos e meio de obras, a Igreja Santo Antônio dos Pobres foi reinaugurada neste domingo (26/5) com missa celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

 

 

As obras de restauração do prédio foram coordenadas pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, órgão municipal responsável pelo patrimônio histórico e cultural da cidade, e incluíram a recuperação de todas as imagens do altar, da sacristia, dos vitrais e sinos, além da reforma estrutural para correção de rachaduras.

 

 

Durante os trabalhos, foi descoberto um piso em ladrilho hidráulico da capela anterior, erguida em 1834. Em estilo barroco, o piso está exposto aos visitantes, que podem observá-lo através de uma forte camada de vidro. Participaram da missa o prefeito Eduardo Paes, o presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Washington Fajardo, a Chefe de Polícia Civil do Rio, delegada Martha Rocha, e o cônsul de Portugal, Nuno Bello.

 

 

- Costumo dizer que uma cidade sem Centro é uma cidade sem alma, sem história, e que não permite que seu povo tome conhecimento de sua importância. Por isso, a restauração desse patrimônio é de grande importância para os cariocas. Sem falar que se trata de mais um espaço de fé cristã, de amor ao próximo, onde as pessoas podem se encontrar - afirmou Paes, garantindo que a Prefeitura do Rio se responsabilizará pela manutenção da igreja.

 

O presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Washington Fajardo, deu mais detalhes sobre o serviço executado:

 

 

- A construção de um empreendimento próximo provocou um problema estrutural na igreja. Acompanhamos o trabalho de escoramento do prédio e de avaliação de sua estrutura. Além disso, com a descoberta do piso da igreja antiga, fizemos um trabalho de registro e de exposição desse achado arqueológico.

 

 

Após a celebração da missa, o arcebispo do Rio também falou sobre este mais novo equipamento restaurado e entregue à cidade:

 

 

- É um prédio que conta um pouco da história do Centro antigo do Rio de Janeiro. Recupera-se um lugar de culto e de acolhida, tanto dos paroquianos como também daqueles que passam por aqui, uma vez que este espaço também terá um papel cultural, com a descoberta do piso da antiga igreja e de seu fabuloso órgão. É a recuperação do centro histórico e das tradições cristãs dessa cidade.

 

 

Morador do Centro há mais de 50 anos, Eri Siqueira, 75 anos, foi um dos primeiros a chegar para a missa de reinauguração da igreja, local que frequenta há anos. Segundo ele, "valeu a pena esperar":

 

 

- Foi uma grande obra, da qual a igreja estava precisando. O prédio está lindo, tanto por dentro quanto por fora. Fui batizado na Igreja de Santo Antônio, no Piauí, e aprendi com minha família a importância desse santo, a quem admiro muito. Não perderei uma misa sequer.

A Igreja Santo Antônio dos Pobres fica na Rua dos Inválidos, 42, no Centro.


 




Serviços Serviços