Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Murada da Glória foi alvo de vandalismo

21/03/2013 12:50:00


A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes, informa que a Murada da Glória, localizada na Avenida Augusto Severo, na Glória, foi alvo de vandalismo. Duas peças exclusivas da obra foram encontradas nesta semana abandonadas próximas ao monumento por uma equipe da Guarda Municipal que fazia patrulhamento em uma viatura. Não foram localizados suspeitos. Foram danificados um poste em ferro fundido e uma peça circular que compõe o arremate da murada e pesa 30 kg. A luminária que pertencia ao poste não foi encontrada.

 

A Gerência de Monumentos e Chafarizes fará serviços de recuperação das duas peças danificadas e, em seguida, haverá a fundição e a reposição no monumento. A previsão para a conclusão dos serviços é de três meses.

 

A Murada da Glória é uma obra feita em ferro fundido, tem 500 metros de extensão e se destaca como um dos importantes monumentos do bairro. Foi construído pelo prefeito Pereira Passos em 1906, após sua retirada do guarda-corpo, balaústres e peitoril da Praça Tiradentes, e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1983. É reconhecido como símbolo de uma época em que as obras públicas eram inspiradas na Belle Époque.




Serviços Serviços