Estádio será reaberto no próximo sábado, com jogo entre amigos dos ex-craques Ronaldo e Bebeto
24/04/2013 20:24:00 » Autor: Julana Romar/J.P.Engelbrecht
A Prefeitura do Rio apresentou nesta quarta-feira (24/04), no Centro de Operações Rio, o planejamento operacional que será implantado no entorno do Maracanã para a realização do primeiro evento-teste do estádio, no próximo sábado (27/04). Diversos órgãos da prefeitura estarão envolvidos no evento, uma partida de futebol entre os amigos dos ex-craques da seleção Ronaldo e Bebeto. Não foram vendidos ingressos, o evento terá como público-alvo os operários que ajudaram a reerguer o templo do futebol, seus familiares e convidados. A inauguração oficial será no dia 2 de junho com o amistoso entre Brasil e Inglaterra. O Maracanã receberá dois jogos da fase classificatória e a final da Copa das Confederações, que será disputada entre os dias 15 e 30 de junho. Em 2014, o estádio será uma das sedes da Copa do Mundo e o palco da final.
- É a primeira oportunidade que teremos para testar parte do planejamento operacional que estamos construindo para os grandes eventos que a cidade vai sediar. O esquema montado para este sábado vai nos permitir identificar pontos a serem ajustados ou aprimorados para as Copas das Confederações e do Mundo – explicou o presidente da Rio Eventos Especiais, Leonardo Maciel.
A operação terá início às 17h de sexta-feira (26/04), com a implantação das áreas em que haverá proibição de estacionamento (veja abaixo). Das 16h às 22h de sábado, a circulação de veículos estará proibida nas avenidas Radial Oeste, Maracanã, Prof. Manoel de Abreu, Viaduto Oduvaldo Cozzi e Rua Prof. Eurico Rabelo.
O planejamento contará com 590 agentes da Secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal e da CET-Rio, que vão garantir a segurança dos pedestres na chegada e na saída do estádio, além de melhorar a fluidez do trânsito. Além disso, a prefeitura atuará com 22 veículos operacionais e 25 motocicletas para monitoramento da região e entorno; 34 painéis de mensagens variáveis para orientar os motoristas com informações sobre o trânsito; 15 reboques para desobstrução das vias, se necessário. A Comlurb contará com um efetivo de 98 garis nas ruas e dez encarregados.
O Centro de Operações Rio vai monitorar toda a área do evento com 42 câmeras, permitindo que sejam implantados ajustes nos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios no entorno do Maracanã.
- Pedimos que a população que for ao estádio utilize o transporte público, preferencialmente trem (estação São Cristóvão) e metrô (estações São Cristóvão e Maracanã). O estacionamento será proibido e os táxis também não ultrapassarão o bloqueio. Com esses grandes eventos vamos mudar um pouco a cultura de como se chega e se curte em um estádio de futebol e, com a abertura do Maracanã, nós começaremos esse caminho – disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
O acesso ao público será feito por dois portões – Bellini e Eurico Rabelo. O Viaduto Oduvaldo Cozzi ficará fechado ao tráfego de veículos para permitir que o pedestre possa caminhar tranquilamente em direção ao Maracanã. Além disso, a CET-Rio implantará uma sinalização especial para orientar o público desde a entrada das estações até os portões de acesso, com total conforto e segurança.
De acordo com o secretário de Transportes, 54 linhas de ônibus municipais e intermunicipais que passam atualmente pelo estádio terão seus trajetos alterados no período das 16h às 22h de sábado, devido o fechamento das vias. A partir de sexta-feira, orientadores da RioÔnibus estarão espalhados pela região informa os usuários sobre os desvios.
A prefeitura recomenda a todos que evitem circular de carro na região durante o evento. No caso específico dos moradores, sendo indispensável acessar a área bloqueada, estes poderão fazê-lo exclusivamente acessando a Rua General Canabarro e a Rua Luiz Gama, mediante a apresentação de um comprovante de residência. Para os jogos da Copa das Confederações e Brasil x Inglaterra, a SubPrefeitura da Tijuca cadastrará os moradores.
A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. O contingente da Seop vai contar com 19 pontos de patrulhamento ostensivo, três pontos de patrulhamento ostensivo com cães, 15 reboques, 14 viaturas, um Centro de Comando e Controle Móvel, uma torre de observação, uma tenda de gerenciamento, além de dois caminhões depósito.
- Não vamos permitir a atuação de ambulantes não-autorizados, bem como o estacionamento irregular, flanelinhas e mijões nas ruas. Além disso, vamos agir com rigor contra a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas no entorno do Maracanã, de acordo com o decreto 30.417/09, de 22 de janeiro de 2009 – ressaltou o secretário de Ordem Pública, Alex Costa.
A Prefeitura do Rio iniciou no primeiro semestre de 2012 a urbanização no entorno do Estádio Mário Filho (Maracanã) para a Copa do Mundo da FIFA. O projeto Parque Maracanã requalificará a área, transformando o local em um grande espaço para lazer e prática de esportes.
- A revitalização abrange uma área de mais de 140 mil metros quadrados no entorno do estádio e áreas adjacentes. São intervenções de grande porte, que incluem reurbanização, paisagismo, recuperação de piso e da rede de drenagem, além do desvio do Rio Joana, próximo à Uerj –disse o secretário de Obras, Alexandre Pinto.
O projeto completo de urbanização será entregue em maio, tornando o entorno do estádio preparado para receber a Copa das Confederações. A área que será urbanizada abrange a Radial Oeste, Avenida Maracanã, Rua Eurico Rabelo e Avenida Professor Manuel de Abreu, além de trecho da Rua Visconde de Niterói. A região vai ganhar uma ciclovia, dois mil metros quadrados de pavimentação e 45 mil metros quadrados de paisagismo.
No dia 27 de abril já estará concluída a calçada de toda a área de transição na frente do estádio, da estátua do Bellini à Torre de Vidro. Treze palmeiras de 12 metros de altura já podem ser vistas em frente à estátua do Bellini e são chamadas pela equipe de obras de "palmeiras do Zagallo". O projeto prevê, no total, 122 palmeiras e 203 árvores nativas.
INTERDIÇÕES:
Dia 27/04/2013 a partir das 16h - A circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:
- Av. Radial Oeste (Av. Pres. Castelo Branco) sentido Centro, no trecho entre a Rua Oito de Dezembro (em frente à Mangueira) e a Rua General Canabarro;
- Av. Maracanã em ambos os sentidos, no trecho entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Radial Oeste;
- Viaduto Oduvaldo Cozzi, trecho que liga a Av. Radial Oeste à Av. Maracanã
- Viaduto de São Cristóvão, trecho que liga a Av. Radial Oeste à Av. Bartolomeu de Gusmão;
- Av. Prof. Manoel de Abreu em ambos os sentidos, no trecho entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Radial Oeste
- Rua Prof. Eurico Rabelo, entre Av. Maracanã e Av. Prof. Manoel de Abreu;
- Rua Paula e Souza;
- Rua Mata Machado;
- Rua Luiz Gama;
- Rua Visconde de Itamarati;
- Rua Isidro de Figueiredo;
- Rua Artur Menezes;
- Rua Conselheiro Olegário.
Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO:
- A Rua Prof. Eurico Rabelo funcionará em mão dupla para circulação dos veículos autorizados e de serviço do evento;
- O Viaduto Oduvaldo Cozzi funcionará como via exclusiva para pedestres, por onde será feita a ligação das estações de trem e metrô de São Cristóvão ao Estádio;
- O acesso a São Cristóvão, pelo viaduto junto à Estação, estará bloqueado. Os veículos deverão utilizar a Rua Ceará ou seguir até o Viaduto da Mangueira.
ROTAS ALTERNATIVAS
A seguir estão as principais rotas alternativas que deverão ser utilizadas pelos motoristas, com a indicação de sua origem e destino:
- Do Centro para Tijuca: Radial Oeste (Oswaldo Aranha), Rua Pará, Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;
- Do Centro para Grajaú e Vila Isabel: Ruas Teixeira Soares, Souza Dantas, Marechal Rondon, São Francisco Xavier, Oito de Dezembro, Duque de Caxias, Torres Homem;
- De São Cristóvão para Tijuca: Visconde de Niterói, Viaduto da Mangueira, São Francisco Xavier;
- Da Tijuca para a Praça da Bandeira: Ruas Haddock Lobo ou Heitor Beltrão, Gonçalves Crespo e Mariz e Barros;
- Do Meier para o Centro: Marechal Rondon, Visconde de Niterói, Bartolomeu de Gusmão, Francisco Eugênio;
- Do Meier para Tijuca/Grajau e Vila Isabel: seguir pelo Túnel Noel Rosa;
- Do Meier e Av. Brasil: Marechal Rondon, Viaduto da Mangueira, Visconde de Niterói, Ana Neri, São Luiz Gonzaga, Prefeito Olympio de Melo;
- De Vila Isabel para Tijuca e Centro: Teodoro da Silva, Pereira Nunes, Barão de Mesquita, General Roca, Conde de Bonfim, Haddock Lobo
PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO
Para preservar a circulação dos veículos de serviço e garantir a segurança para a circulação de pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido a partir das 17h do dia 26 até às 23h do dia 27 ruas Prof. Eurico Rabelo, Paula Souza e Luiz Gama.
DESVIOS DOS ÔNIBUS:
1- Sentido Centro
Linhas procedentes das zonas Norte e Oeste, com itinerário pela Av. Maracanã, serão desviadas pela Rua Morais e Silva e Av. Heitor Beltrão.
2- Sentido Norte
Linhas que circulam no anel do Maracanã procedentes do Centro ou da Grande Tijuca:
- Mariz e Barros - Ibituruna - Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste)
- Mariz e Barros - Alm. Cochrane - Major Ávila - Praça Varnhagen
- Praça Varnhagen - Felipe Camarão - Vinte e Oito de Setembro - Jorge Rudge ou Duque de Caxias - Luis de Matos
3- Linhas com origem e/ou destino em São Cristóvão
Terão seus itinerários desviados pelo Viaduto da Mangueira