Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura recebe emissoras estrangeiras que vão atuar na Copa do Mundo de 2014

Rio será sede do Centro Internacional de Transmissão (International Broadcast Center - IBC)


25/04/2013 02:17:00  » Autor: Flávia David/Fotos: J.P. Engelbrecht


O prefeito Eduardo Paes recebeu na noite desta quarta-feira (24/04), em um coquetel de boas-vindas realizado no Morro da Urca, cerca de 400 broadcasters (representantes de emissoras de televisão estrangeiras) que vão trabalhar na Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro. O grupo está na cidade participando de um seminário organizado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), que debate a logística de cobertura do evento esportivo. Durante a Copa, o Rio vai sediar o Centro Internacional de Transmissão (International Broadcast Center - IBC).

 

Durante o encontro, Paes destacou o protagonismo da cidade no cenário mundial e a importância da Copa do Mundo para a sua transformação:

 

- Costumo dizer que Copa do Mundo não se resume apenas a jogos de futebol. É um evento que atrai a atenção do mundo inteiro. Para nós, é uma oportunidade para a cidade do Rio se mostrar. Foi por esse motivo que sempre lutamos para que o Centro de Mídia fosse aqui. Será a imprensa do mundo inteiro mostrando que, além de sua alegria e belezas naturais, o Rio de Janeiro é uma cidade que produz e possui uma economia criativa muito forte.

 

O presidente da Rio Eventos, Leonardo Maciel, falou sobre a visita dos representantes de emissoras estrangeiras ao Rio, que começou nesta quarta-feira e se encerra na sexta-feira (26/04):

 

- Trata-se de uma visita que precede o IBC, em que um mix de jornalistas e engenheiros técnicos visitam uma cidade e analisam que tipo de ações terão que montar para que a transmissão durante a Copa do Mundo transcorra sem falhas. É uma visita técnica e extremamente positiva no que diz respeito ao seu produto final, uma vez que já estão buscando o que o Rio de Janeiro tem de bom para ilustrar as matérias que serão geradas no IBC.

 

O coquetel foi embalado por uma apresentação do coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus, que ensinou os convidados a sambar e tocar tamborim (cada um dos presentes ganhou um instrumento).

 

No repertório, clássicos como "Brasileirinho" e "Cidade Maravilhosa".

 

 

 

 

 

 

Centro Internacional de Transmissão da Copa ( International Broadcast Center - IBC):

 

Do IBC serão geradas notícias da Copa do Mundo para redes de TV de todo o planeta, por meio de uma tecnologia que garantirá a transmissão de imagem e som de última geração. Durante a Copa de 2014, o IBC receberá cerca de 13 mil profissionais de 70 países.

 

O anúncio da escolha do Rio como sede do Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo de 2014 aconteceu em maio de 2011 em Zurique, na Suíça, durante o encerramento da segunda reunião do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local/FIFA.

 

Segundo a decisão do COL e da FIFA, a cidade foi escolhida pela qualidade da infraestrutura, a diversidade de acomodações e atividades disponíveis na cidade, bem como pelo desejo manifestado para fornecer todo apoio possível ao IBC e seus usuários. A proposta da Prefeitura do Rio superou os projetos de outras duas concorrentes: Brasília e São Paulo.

 

O dossiê de candidatura tinha 80 páginas, que destacavam as transformações estruturais e sociais da cidade na preparação para receber importantes eventos internacionais (além da Copa do Mundo, o calendário do Rio inclui a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações, em 2013, e os Jogos Olímpicos de 2016). Além disso, o sucesso das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e o pacote de incentivos para a construção de novos hotéis, lançado em novembro de 2010 pelo prefeito Eduardo Paes, foram triunfos da candidatura do Rio de Janeiro.




Serviços Serviços