Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Maternidade Maria Amélia celebra seu primeiro aniversário

Unidade no Centro comemora a marca de mais de três mil partos realizados


17/06/2013 15:20:00  » Autor: Juliana Romar/Fotos: Raphael Lima e Ricardo Cassiano


O Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, no Centro, completa um ano de funcionamento nesta segunda-feira (13/05) e celebra a marca de 3.200 mil partos realizados. A unidade, que integra a rede do Programa Cegonha Carioca, tem capacidade para realizar até 500 partos por mês, beneficiando mais de 300 mil moradoras da região. Só neste primeiro ano de funcionamento, já foram realizados no hospital mais de 16 mil atendimentos e exames.

 

 
A Prefeitura do Rio comemorou o primeiro aniversário da maternidade com uma festa em homenagem também ao Dia das Mães – celebrado neste domingo. A unidade recebeu nesta segunda-feira apresentações de violinistas do grupo Cartola e do grupo infantil do Afroreggae, além da distribuição de brindes e da exibição do filme "Trazendo vida e fazendo historias", com depoimentos de profissionais de saúde que participam do dia a dia da maternidade. O evento reuniu cerca de 120 convidados, entre funcionários e mamães cariocas que já tiveram ou pretendem ter seus bebês na unidade. Também presente na comemoração, o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, destacou a importância de uma maternidade como a Maria Amélia para a cidade:

 


- Em um ano essa unidade já ocupa uma posição ícone, com destaque para a qualidade dos serviços oferecidos, o acolhimento e a humanização do atendimento. Esse tema materno-infantil é muito especial e percebemos aqui uma dedicação que transforma. É muito importante ter um diferencial deste na saúde e poder construir um cenário melhor para a cidade.

 


Durante a celebração, profissionais de saúde e algumas mães foram homenageadas. Uma delas foi a dona de casa Luana Gomes, mãe do pequeno João Arthur, o primeiro bebê nascido na Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda. No próximo sábado (18/05) o menino completa um ano de vida.

 


- Desde que cheguei aqui fui muito bem atendida e fiquei feliz quando soube que o parto do João seria o primeiro da maternidade. Ele é meu quarto filho e posso dizer que não tem comparação, essa maternidade é a melhor e já indiquei para várias amigas – contou Luana, 31 anos.

 


Outra homenageada, a jovem Letícia Conceição dos Reis, 19 anos, mãe do bebê de número mil, Thales Gabriel (6 meses) também elogiou a unidade:

 


- Simplesmente adorei tudo aqui. As instalações são excelentes e o atendimento também. Fui muito bem assistida o tempo todo e, inclusive, ganhei massagem para me tranquilizar e aliviar a ansiedade. Pretendo ter mais um filho e, se depender de mim, ele vai nascer aqui também.

 


Letícia está na faixa etária da maior parte das mães cariocas, segundo pesquisa sobre o perfil das gestantes do município realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo as estatísticas, 46,1% das mães cariocas têm entre 20 e 29 anos; 67,8% são solteiras ou não são casadas no papel; 51,6% não completaram o ensino médio (têm de oito a 11 anos de escolaridade); 68% das gestantes fazem sete ou mais consultas de pré-natal; e 51,1% dos bebês são meninos (48,9% meninas).

 

 


Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda

 

A maternidade, inaugurada em 13/05/12, possui uma equipe altamente qualificada, formada por médicos, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, anestesistas, cinco coordenadores de enfermagem, 24 enfermeiros-obstetras, 26 enfermeiros-neonatologistas, 40 enfermeiros-generalistas e mais de 150 técnicos de enfermagem.


Localizada na Rua Moncorvo Filho, 67, a unidade possui um índice de parto normal acima da média do município. Sua estrutura tem 9 mil metros quadrados e quatro pavimentos, 34 leitos de terapia intensiva neonatal, três salas de cirurgia e seis para partos humanizados. O prédio conta ainda com sala de ultrassonografia, de ordenha, de raio-x, central de esterilização, auditório, solário e refeitório para funcionários.


A Prefeitura do Rio investiu R$ 14 milhões na construção do prédio, que recebeu equipamentos de última geração, únicos na cidade do Rio de Janeiro e os mais avançados do país, que ajudam a garantir a segurança dos procedimentos. Para os cuidados com os recém-nascidos, a unidade conta com aparelhos de fototerapia, de ventilação mecânica e incubadoras modernos e eficazes, que, em comparação aos equipamentos tradicionais, podem reduzir em até um terço o período de internação dos bebês na UTI neonatal. Além disso, nas novas incubadoras, os recém-nascidos podem ser pesados sem sair do leito e são menos expostos aos ruídos externos.


As gestantes têm à disposição emergência e internação obstétrica e neonatal, com atendimento 24h, acompanhamento ao trabalho de parto e parto humanizado, pré-natal de alto risco e Núcleo de Atenção Integral ao Recém-nascido de Risco. Formado por profissionais renomados, o corpo clínico também é altamente qualificado.


Além de todos esses atributos e benefícios que a Maternidade Maria Amália oferece para as gestantes, a unidade integra a rede do Programa Cegonha Carioca, um projeto que amplia e qualifica o atendimento oferecido às gestantes da cidade, com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização do pré-natal.


Para auxiliar no tratamento de prematuros, a unidade utiliza uma técnica diferenciada em que os bebês ficam em "redes canguru", que simulam os movimentos do útero materno e estimulam o desenvolvimento e o rápido ganho de peso da criança. O método é utilizado para substituir a incubadora. Assim, através do permanente contato com suas mães, dividindo calor, carinho, conforto e segurança, os bebês vão ganhando peso e, consequentemente, diminuindo o tempo de internação e reduzindo os riscos de infecção.

 




Serviços Serviços