02/04/2012 14:19:00 » Autor: Texto: Divulgação SMPD
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) acompanha de perto o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado hoje, dia 2 de abril. Em breve, o Projeto de Lei do Senado nº 1631/11, que Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, poderá ser ser aprovado, e, com isso, passe a contemplar de forma uniforme em todo o Brasil políticas públicas voltadas para atender os autistas.
Para a secretária municipal da Pessoa com Deficiência Georgette Vidor, o estabelecimento do PL fará com que haja um unificação nacional para os cidadãos autistas.
- Já houve a aprovação do Senado. Agora, é esperar que a Câmara também vote. Quanto mais rápido o Projeto de Lei for aprovado, mais rápido e melhor o cidadão autista e as famílias se valerão dos seus direitos - afirmou.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a síndrome atinge mais de 2 milhões de brasileiros, e mais da metade ainda está sem diagnóstico. Em crianças, o autismo é mais comum que o câncer, a AIDS e o diabetes. Estima-se que 67 milhões de indivíduos em todo o mundo sejam afetados pelo Autismo, quatro vezes mais comum nos homens do que nas mulheres.
A data, decretada pela ONU em 18 de Dezembro de 2007, vem ganhando espaço em todo o mundo nos últimos anos. Durante as comemorações, é comum ver pessoas vestidas de azul, cor simbólica referente ao autismo em todo o mundo.