Unidadede Campo Grande foi totalmente adaptado ao padrão de acessibilidade
16/02/2012 15:04:00 » Autor: Texto:Flávia David Fotos:J.P. Engelbrecht
A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, entregou nesta quinta-feira, dia 16, o novo prédio da Escola Municipal Baltazar Lisboa, em Campo Grande. A antiga unidade, que funcionava em condições inadequadas, foi demolida e um novo prédio foi erguido no local. Com três pavimentos, a escola conta agora com 13 salas de Ensino Fundamental, auditório, biblioteca, laboratórios de informática e de ciências, quadra coberta com vestiários, palco e arquibancada, além de estacionamento e urbanização com parque infantil e brinquedos. Além disso, o prédio foi totalmente adaptado ao padrão de acessibilidade.
A nova unidade da Secretaria Municipal de Educação, que antes atendia 217 alunos da Educação Infantil ao 5° Ano, teve sua capacidade ampliada em cinco vezes e passará a receber até mil estudantes da Educação Infantil ao 9° Ano.
Durante a cerimônia, a secretária de Educação afirmou que a prefeitura tem investido na preparação dos profissionais de educação. Segundo ela, isso é essencial:
- O mais importante não é o prédio. Ele é algo que facilita, é claro, a atuação dos professores. Mas o que conta em educação é o profissional de boa qualidade, bem preparado e munido de instrumentos para trabalhar. Por isso, entre outras ações, estamos instalando projetores em todas as escolas para trabalharmos a Educopédia, um portal de aulas digitais feito por nossos professores - disse Claudia Costin, destacando também a importância de se adequar os prédios da rede aos portadores de necessidades especiais.
- Toda criança pode aprender. Para isso, não há desculpa. Nossa rede é muito antiga e recebe crianças de todas as idades e com deficiência em vários estágios.Estamos recuperando, progressivamente, toda a rede e equipando as unidades com salas de recursos multifuncionais para que estas crianças possam ser ajudadas em suas dificuldades específicas.
Com uminvestimento de R$ 38.7 milhões, a Prefeitura do Rio já inaugurou duas novas escolas e entregou outras três unidades completamente reformadas. No total,1.866 novas vagas foram abertas para a Pré-escola e o Ensino Fundamental.
A inauguraçãoda Escola Municipal Baltazar Lisboa reuniu também os secretários municipais deTrabalho e Emprego, Augusto Ribeiro, e da Pessoa com Deficiência, Georgette Vidor, além do subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, parlamentares e lideranças comunitárias.