Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

São Cristóvão recebe Espaço de Desenvolvimento Infantil para 150 crianças

Neste início de ano letivo serão abertas 16 novas unidades de ensino e cerca de 4.200 novas vagas


08/02/2012 10:24:00  » Autor: Texto: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos


A Prefeitura do Rio inaugurou, na manhã desta quarta-feira, dia 8, mais um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI). O EDI Professora Dayse Malagole, em São Cristóvão, é uma das 16 unidades de ensino que estão sendo inauguradas pelo prefeito Eduardo Paes e pela secretária municipal de Educação, Claudia Costin, ao longo destas duas semanas de início de ano letivo, ampliando em 4.200 a oferta de vagas no Ensino Fundamental e Educação Infantil.


O novo espaço de ensino terá capacidade para atender até 150 crianças, com 100 vagas para creche e 50 para a Pré-escola. O EDI, que vai receber crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, conta com salas de atividades, berçários, fraldário, lactário, biblioteca, sala de primeiros atendimentos, além de áreas administrativas.


- A prefeitura está desde 2009 numa maratona para ampliar vagas em creche, para educação infantil e pré-escolar, mas nessa semana é uma maratona mais forte. Essa é a creche número 54 que a prefeitura inaugura em três anos e vamos continuar avançando. Nessa semana ainda vamos entregar para a população muitas outras, aumentando o número de vagas em creches na cidade – disse o prefeito Eduardo Paes.


As obras foram realizadas pela RioUrbe, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras, num investimento de R$ 2,6 milhões. A unidade também é estruturada para fazer reaproveitamento de água da chuva, que poderá ser utilizada para serviços de limpeza e jardinagem.


- Nós começamos o ano inaugurando uma série de EDIs e novos prédios de escola. Fico contente com esses novos espaços para crianças pequenas porque os especialistas são unânimes em dizer que a educação na primeira infância é o melhor investimento que pode haver em educação. A criança que fez uma pré-escola de qualidade tem muito mais chance de sucesso no futuro e de se tornar um cidadão melhor. Queremos com tudo isso não só zerar o déficit de vagas em creches, como oferecer um ensino de muita qualidade – afirmou a secretária Claudia Costin.


O município, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem ampliando a oferta de vagas em creche na cidade, a partir da meta de criação de mais 30 mil novas vagas até o fim de 2012. Desde 2009, foram criadas, em toda a cidade, 14.623 novas vagas em creche, em 54 EDIs construídos e em 98 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento.


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços