Pela primeira vez, nenhum dependente químico foi localizado na linha do trem
19/01/2012 10:58:00
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na manhã desta quinta-feira, dia 19, mais uma operação para retirada de população em situação de rua e de combate ao crack no Jacarezinho. Durante a ação, nenhum dependente químico foi encontrado na da linha do trem, local onde geralmente permanecem os usuários de drogas daquela cracolândia.
Ao todo, foram realizados 35 acolhimentos, sendo 29 adultos e 6 crianças e adolescentes. O número representa uma diminuição de aproximadamente 60% em relação a primeira incursão do ano no Jacarezinho, promovida há uma semana.
Para o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, a ausência de dependentes químicos no local mais frequentado da cracolândia demosntra o acerto da estratégia utilizada pela SMAS no enfrentamento ao crack na cidade:
- Desde março do ano passado, realizamos 67 operações conjuntas em cracolândias da cidade do Rio de Janeiro. Esse é um trabalho de insistência e que engloba diversos setores das políticas públicas. Continuaremos com essas ações, sempre com o objetivo de salvar vidas - afirmou o secretário.
O trabalho de acolhimento, realizado por 26 funcionários da SMAS, contou com o apoio de 40 policiais do 3º BPM, além de agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). No local, foram apreendidas facas e material para consumo de crack e endolação de drogas.
Após o processo de identificação na polícia, todos os acolhidos serão encaminhados para as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Especial do município. Os adultos irão para o abrigo de Paciência e as crianças e os adolescentes para a Central de Recepção Carioca, no Centro. Aqueles menores que forem identificados com alto grau de comprometimento com a dependência química serão conduzidos para tratamento em uma das quatro unidades de abrigamento compulsório.