Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Assistência Social retira 35 pessoas em operação de combate ao crack no Jacarezinho

Pela primeira vez, nenhum dependente químico foi localizado na linha do trem


19/01/2012 10:58:00


A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na manhã desta quinta-feira, dia 19, mais uma operação para retirada de população em situação de rua e de combate ao crack no Jacarezinho. Durante a ação, nenhum dependente químico foi encontrado na da linha do trem, local onde geralmente permanecem os usuários de drogas daquela cracolândia.
 

Ao todo, foram realizados 35 acolhimentos, sendo 29 adultos e 6 crianças e adolescentes. O número representa uma diminuição de aproximadamente 60% em relação a primeira incursão do ano no Jacarezinho, promovida há uma semana.
 

Para o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, a ausência de dependentes químicos no local mais frequentado da cracolândia demosntra o acerto da estratégia utilizada pela SMAS no enfrentamento ao crack na cidade:


- Desde março do ano passado, realizamos 67 operações conjuntas em cracolândias da cidade do Rio de Janeiro. Esse é um trabalho de insistência e que engloba diversos setores das políticas públicas. Continuaremos com essas ações, sempre com o objetivo de salvar vidas - afirmou o secretário.


O trabalho de acolhimento, realizado por 26 funcionários da SMAS, contou com o apoio de 40 policiais do 3º BPM, além de agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). No local, foram apreendidas facas e material para consumo de crack e endolação de drogas.


Após o processo de identificação na polícia, todos os acolhidos serão encaminhados para as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Especial do município. Os adultos irão para o abrigo de Paciência e as crianças e os adolescentes para a Central de Recepção Carioca, no Centro. Aqueles menores que forem identificados com alto grau de comprometimento com a dependência química serão conduzidos para tratamento em uma das quatro unidades de abrigamento compulsório.




Serviços Serviços