Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura o novo plano inclinado do Pavão-Pavãozinho

Sistema de transporte foi reformado e modernizado para facilitar o esquema de limpeza da comunidade pacificada


09/12/2011 11:00:00  » Autor: Texto: Juliana Romar / Fotos: J.P. Engelbrecht


Foto: J.P. EngelbrechtA Prefeitura do Rio entregou nesta sexta-feira, dia 9, a reforma e modernização do plano inclinado da comunidade do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na Zona Sul da cidade. O sistema de transporte de passageiros e cargas foi totalmente remodelado, ganhando sistemas modernos de segurança e economia de energia. A intervenção durou seis meses e o investimento foi de R$ 692,4 mil.


O prefeito Eduardo Paes esteve presente à inauguração, acompanhado pelo secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio; e pelos presidentes da Rioluz, Henrique Pinto, e da Comlurb, Angela Fonti, além de outras autoridades municipais.


Durante a cerimônia, Paes vistoriou a reforma do plano inclinado, que incluiu a recuperação do sistema de transporte e cabines, além da modernização das cinco estações. A cabine antiga, deteriorada pelo uso, foi trocada por outra mais moderna, semipanorâmica, com sistema anticapotagem. Com dois compartimentos separados, ela tem capacidade para transportar 18 pessoas e até 400 quilos de carga. A capacidade total da nova cabine é 1.750 quilos.

 

Foto: J.P. Engelbrecht- Estamos mudando o sistema de coleta de lixo nas comunidades e aqui esta mudança começa com o resgate do plano inclinado, para facilitar o acesso. Além disso, o plano é um equipamento importante para atender também idosos, portadores de deficiência, grávidas e crianças. Vamos adequando as necessidades e dividindo - através de um compartimento específico - com a coleta de lixo, que é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos moradores da comunidade - disse o Prefeito Eduardo Paes.


Com a recuperação do equipamento, que funcionará todos os dias, das 6h à meia-noite, o trabalho de limpeza e coleta de lixo será otimizado, principalmente nos pontos mais altos das comunidades. A Comlurb irá instalar seis contêineres em cada uma das estações. O lixo descartado nos contêineres será levado pelos garis diariamente no compartimento exclusivo para carga do plano inclinado até a caixa compactadora, que fica na parte baixa do Pavão-Pavãozinho. Antes os garis tinham que descer e subir 400 degraus com o lixo. A Comlurb também já está instalando as bases para os novos pontos de coleta na comunidade.

 

Foto: J.P. Engelbrecht- A prefeitura fez um investimento na modernização e adequação deste transporte, que recebe diariamente 5,5 mil pessoas. Estamos hoje reinaugurando esse equipamento depois de mais de 25 anos. É uma iniciativa muito importante. A reforma garantiu adequação à nova logística de coleta de lixo, com mais garis, que agora poderão chegar às partes mais altas da comunidade. Enfim, um grande presente para a comunidade - ressaltou o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio.


As cinco estações do percurso do plano inclinado ganharam abrigos com cobertura em policarbonato, grades de proteção, novas botoeiras e portas com fechos eletromecânicos. Todos os componentes do sistema de tração, elétrico e de segurança (freio) foram reformados ou trocados, inclusive com a revisão dos trilhos.

 

Foto: J.P. EngelbrechtTambém foi recuperado o sistema de controle com a instalação de novo quadro de comando, com microprocessadores automáticos, que permite a aceleração ou retardamento da velocidade na descida da cabine, com qualquer carga. Este comando oferece a proteção no caso de sobrecarga no motor de tração, curto-circuitos acidentais ou por eventual defeito no sistema de freios. A instalação deste equipamento vai gerar economia no consumo de energia elétrica, no desgaste do freio e no redutor da máquina de tração. E ainda proporcionará o nivelamento e a ação suave durante a movimentação da cabine.

 

- É uma alegria a inauguração desse plano inclinado. Esse equipamento reformado vai atender a uma necessidade antiga da comunidade que é a coleta de lixo. O sistema aqui era muito precário e faltavam garis comunitários. Agora isso vai melhorar. Além disso, nos ajuda a transportar compras e no nosso deslocamento diário – afirmou a dona de casa Maria de Fátima Pereira, moradora da comunidade há 56 anos.

 

O plano inclinado do Pavão-Pavãozinho foi interditado no dia 17 de março, após vistoria da Gerência de Engenharia Mecânica da Rioluz que constatou danos provocados por ações de vandalismo no equipamento e risco de acidentes para os usuários.


 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços