Paes assistiu à missa celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta
12/10/2011 11:55:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: J.P.Engelbrecht
O prefeito Eduardo Paes participou na manhã desta quarta-feira, dia 12, da missa em homenagem aos 80 anos do Cristo Redentor. A missa foi celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta aos pés da estátua, onde também se encontrava a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, também homenageada no dia de hoje.
Paes falou sobre o signficado do Cristo Redentor e comentou a importância em participar desse evento:
- São dois sentimentos aqui. Para aqueles que são cristãos é sempre a nossa manifestação de fé e de devoção. Para a cidade, esse monumento também traz essa mensagem cristã, que é a mensagem universal, que tem muito a cara do Rio de Janeiro. Uma cidade que acolhe bem a todos, que está de braços abertos. Esse símbolo é quase o melhor amigo de todos nós cariocas, aquele que a gente olha todo dia e toda hora. Então, estou muito feliz em estar aqui como prefeito comemorando esses 80 anos e que ele se repita por muito mais vezes.
Na ocasião, foram inaugurados os bustos do arquiteto e engenheiro Heitor da Silva Costa, e do cardeal Dom Sebastião Leme, em reconhecimento da importância deles para a construção de um dos principais cartões-postais da Cidade Maravilhosa.
Em seguida, um bolo de oito metros de comprimento foi servido, um por cada década de história, e decorado com a imagem da estátua e com os símbolos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Tombamento do Cristo
Decreto do prefeito Eduardo Paes publicado ontem, dia 11, no Diário Oficial do Município, determina o tombamento definitivo do Monumento do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado.
A medida visa à preservação deste bem cultural que desde 1931 constitui um dos mais expressivos símbolos da cidade do Rio, ícone brasileiro e uma das sete novas maravilhas do mundo.
Prefeitura reconhece engenheiro Heitor da Silva Costa como autor do monumento
Também em outro decreto do prefeito, na mesma edição do Diário Oficial, fica reconhecido o engenheiro e arquiteto Heitor da Silva Costa como autor do Monumento ao Cristo Redentor, no alto do Corcovado.
Na justificativa, o decreto considera fatos novos oriundos da descoberta de farta documentação que comprova incontestavelmente a autoria de Heitor da Silva Costa, vencedor do concurso, projetista da concepção final do monumento e coordenador de sua construção.
Em documento de 14 de fevereiro de 1925, o escultor Paul Landowski afirma que planos e desenhos do monumento são de autoria de Heitor da Silva Costa.
Imagens relacionadas:

