Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

SMAS realiza operação de combate ao crack no Centro e na Zona Sul e acolhe 75 pessoas

29/09/2011 10:03:00


A Secretaria Municipal de Assistencia Social (SMAS), em parceria com a Policia Civil, realizou na noite desta quarta-feira, 28, mais uma operação para a retirada de moradores de rua em bairros do Centro e da Zona Sul. No total, foram 75 acolhimentos (58 adultos e 17 criancas e adolescentes).

 

A ação aconteceu entre 22h e 2h e envolveu 80 profissionais (40 policiais e 40 funcionários da SMAS, dentre psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais). Além da Delegacia de Proteção a Criança e Adolescentes (DPCA), a iniciativa também contou com o apoio dos policiais das 9ª (Catete), 10ª (Botafogo), 12ª (Copacabana) e 13ª (Ipanema) DPs.

 

As equipes partiram da DPCA, no Centro, e seguiram para o entorno da Central do Brasil, onde muitas pessoas foram localizadas dormindo nas ruas.

 

Só no Largo do Machado, foram acolhidas dez criancas e adolescentes, a maioria com fortes indícios de dependência química.

 

Os agentes também percorreram os bairros Catete, Glória, Flamengo, Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. Alguns adultos foram encontrados dormindo pelas ruas, dentro do túnel da Rua Toneleiro, em Copacabana, e outros, embaixo de um viaduto na Lagoa. Junto com eles a polícia localizou cachimbos para o consumo do crack, facas, canivetes e medicamentos utilizador para fins de entorpecência.

 

De acordo com o secretário Rodrigo Bethlem, essas ações têm o objetivo de salvar vidas, já que a maioria dessas pessoas está na rua por causa das drogas, do tráfico e, até mesmo, por conta de situações de violência doméstica:

 

-Muitas dessas pessoas já estão com lesões irreversíveis. Por isso o acolhimento é tão importante, principalmente para as crianças, para que a gente possa resgatá-las para oferecer tratamento - disse.

 

Após o processo de identificação na polícia, todos os acolhidos foram encaminhados para as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Especial do município. Os adultos foram levados para o abrigo de Paciência e as crianças e os adolescentes para a Central de Recepção Carioca, no Centro. Aqueles menores que forem identificados com alto grau de comprometimento com a dependência química serão conduzidos para tratamento em uma das quatro unidades de abrigamento compulsório.

 

Desde o dia 31 de março, a SMAS já realizou 1.779 acolhimentos (1.462 adultos e 317 crianças e adolescentes).


 




Serviços Serviços