Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura entrega mais dois Espaços de Desenvolvimento Infantil na Zona Norte

Unidades no Alto da Boa Vista e em Honório Gurgel ampliam atendimento em 300 vagas


21/07/2011 11:15:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Estefan Radovicz (SME)


Foto: Estefan Radovicz (SME)A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou à população nesta quinta-feira, dia 21, mais dois Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) na Zona Norte, ampliando o atendimento em creche e pré-escola na região. As unidades Igor Moraes da Silva, na Comunidade Mata Machado (Alto da Boa Vista), e Karine Lorraine Chagas de Oliveira, em Honório Gurgel, somam mais 300 vagas à rede do município, voltadas para crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses de idade.

 

Os novos EDIs marcam mais duas homenagens da Prefeitura do Rio aos alunos mortos na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, em abril deste ano. As cerimônias tiveram as presenças da secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, e de familiares dos homenageados.


Foto: Estefan Radovicz (SME)Durante seu discurso, Cláudia Costin falou sobre a ampliação do número de vagas em creches na cidade:


- Desde 2009, a prefeitura está ampliando o número de vagas em creches e fazendo uma revolução na educação do Rio de Janeiro. Com esses dois EDIs já chegamos a mais 12.800 vagas nas unidades, que seguem um modelo de qualidade no atendimento, com agentes auxiliares e professores de educação infantil, para dar um olhar mais pedagógico para o desenvolvimento dos bebês. Além disso, os espaços contam com bibliotecas de primeira infância e diversas outras atividades que estimulam o desempenho das crianças – disse a secretária.


Foto: Estefan Radovicz (SME)O EDI Igor Moraes da Silva terá capacidade para atender a 100 crianças, enquanto o Karine Lorraine Chagas de Oliveira conta com 200 vagas. Os espaços são compostos por berçários, salas de atividades, de atendimentos, secretarias, brinquedotecas, parquinhos, refeitórios, cozinhas, lavanderias, solários, fraldários e salas de amamentação.

 

Durante as inaugurações, parentes de Igor e de Karine também prestaram tributos aos jovens, através de leituras de cartas e poemas escritos pelos próprios familiares. Eles ainda plantaram nos jardins das unidades mudas de pau-brasil, árvore em extinção que dá nome ao nosso país.

Ao lado dos familiares dos jovens Igor e Karine, a secretária explicou ainda o significado das homenagens prestadas às vítimas de Realengo:


Foto: Estefan Radovicz (SME)- Essas crianças que estão sendo homenageadas não foram, por exemplo, professores, engenheiros ou poetas porque não tiveram tempo de se formarem e terem uma profissão. Suas vidas foram interrompidas de uma forma trágica. Mas cada uma das 12 crianças, vítimas do ataque em Realengo, serão eternizadas e seus nomes batizarão EDIs, que são espaços de construção de futuro e de crianças felizes.


A moradora Ana Maria Alves Serra, vizinha do EDI Igor Moraes da Silva, no Alto da Boa Vista, agradeceu a prefeitura pela iniciativa:


- Estava faltando uma creche aqui na comunidade porque muitas mães trabalham fora e não tinham com quem deixar seus filhos. A educação começa desde pequenininho e poder contar com um espaço de qualidade como esse é muito bom – falou a dona de casa.


Foto: Estefan Radovicz (SME)A SME tem entre suas metas a ampliação do atendimento em creches na cidade, criando mais 30 mil novas vagas até o fim de 2012. Desde o início do governo, em 2009, já foram criadas 12.873 vagas, em 24 Espaços de Desenvolvimento Infantil e três creches construídas e em mais 109 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento. Atualmente, 55.092 crianças já são atendidas pela Prefeitura do Rio, sendo 38.299 nas unidades da rede municipal e outras 16.793 nas conveniadas.


Durante as cerimônias, a secretária de Educação destacou que a prefeitura está trabalhando para melhorar a segurança nas escolas municipais:


- Estamos melhorando a segurança das nossas escolas, onde passamos a ter porteiros e já colocamos mais 620 agentes educadores. Estamos com 1.220 agentes fazendo biometria para ingressarem na rede municipal no segundo semestre, até o final de agosto. No total, teremos um inspetor de alunos por andar, em cada escola – explicou.


 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços