Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura do Rio cria soluções para manter a limpeza das comunidades

O investimento do Município nesse empreendimento será de R$ 9 milhões por ano


02/06/2011 18:15:00


Foto: Divulgação/ComlurbA partir do modelo adotado com sucesso na coleta de lixo e limpeza do Complexo do Alemão e Vila Cruzeiro, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por meio Comlurb, vai estender as soluções às outras comunidades ocupadas por Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). O investimento da Prefeitura nesse empreendimento será de R$ 9 milhões por ano, incluindo a locação de equipamentos e o pessoal adicional, visto que será ampliado o número de garis, com a contratação de mais 340 funcionários.

 

Segundo estudo feito pela Comlurb, como aponta a tabela abaixo, o padrão de limpeza em comunidades varia de acordo com as características de cada região: Padrão A - Em locais predominantemente planos, com parte transitável, é utilizado equipamento motorizado de pequeno porte; Padrão B - Nas comunidades que apresentam duas características físicas distintas, a Comlurb atua com equipamento motorizado de pequeno porte na parte plana transitável, e complementa com a limpeza da encosta, onde os acessos vão progressivamente sendo dificultados, com métodos variados; e Padrão C - Em regiões onde predominam as encostas, cujos acessos apresentam progressivos níveis de dificuldade.Foto: Divulgação/Comlurb

 

PADRÃO SUGERIDO PARA DIMENSIONAMENTO DE COMUNIDADES PACIFICADAS
 

Unidade Comunidade Bairro PADRÃO SUGERIDO
 

1ª UPP Favela Santa Marta Botafogo C
2ª UPP Cidade de Deus Jacarepaguá A
3ª UPP Jardim Batan Realengo B
4ª UPP Morro da Babilônia / Chapéu Mangueira Leme B
5ª UPP Cantagalo - Pavão pavãozinho Entre Copacabana e Ipanema B
6ª UPP Ladeira dos Tabajaras / Morro dos Cabritos Copacabana B
7ª UPP Morro da Providência Entre Santo Cristo Gamboa B / C
8ª UPP Morro do Borel Tijuca B
9ª UPP Morro da Formiga Tijuca B
10ª UPP Morro do Andaraí Andaraí B
11ª UPP Morro do Salgueiro Tijuca B
12ª UPP Morro do Turano Entre Tijuca e Rio Comprido B
13ª UPP Morro dos Macacos Vila Isabel B
14ª UPP Morros São João Matriz e Quieto Engenho Novo C
15ª UPP Morros da Coroa / Fallet e Fogueteiro Catumbi C
16ª UPP Morros dos Prazeres / Escondidinho Santa Teresa C
17ª UPP Morros São Carlos / Mineira / Zinco / Querosene Estácio B / C

 

Foto: Divulgação/ComlurbO grande diferencial do Complexo do Alemão são os novos equipamentos da Comlurb para a limpeza da região, de acordo com suas particularidades e topografia. O trator compactador, especialmente projetado para a realidade das comunidades, tem tamanho adequado para movimentação em ruelas, além de capacidade e altura para despejar o lixo diretamente no caminhão compactador, na caixa coletora e no compactêiner. O trator acopla o contêiner diretamente no lifter (espécie de braço com movimentação para cima e para baixo, que serve para despejar o lixo do contêiner no caminhão).

 

A Comlurb passou a utilizar, desde 15 de maio, novas motos-triciclos para remover o lixo porta a porta, nas vias onde os veículos maiores não têm acesso nas comunidades do Complexo do Alemão e Vila Cruzeiro, que em breve serão empregadas em outras comunidades. Com capacidade de transportar, cada uma, 250 kg. de resíduos em sua carroceria. O diferencial é que contam com um sistema de comunicação para avisar aos moradores a chegada da Comlurb para coletar os sacos de lixo das residências e levá-los a equipamentos maiores ou diretamente para as estações de compactação de lixo dessas comunidades.Foto: Divulgação/Comlurb

 

Os moradores das comunidades também têm importante papel no funcionamento dos novos equipamentos. Atendendo a pedidos, a coleta com moto-triciclos que era feita somente pela manhã nas ruas estreitas do Complexo do Alemão e Vila Cruzeiro, passou a ser feita também à tarde, mantendo mais limpa as comunidades.

 

O novo modelo de coleta da Comlurb vai se estender por todas as comunidades com UPPs. Além do Alemão, está em fase de testes na Vila Cruzeiro, na Penha e no Batam, em Realengo. Pelo cronograma, em seguida virão as comunidades da Grande Tijuca (Borel, Turano, Salgueiro, Formiga Macacos, Andaraí, São João,), na Cidade de Deus, na Zona Sul (Chapéu Mangueira e Babilônia, Dona Marta, Tabajara e Cabritos, Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, no Centro (Providência, São Carlos e Mineira), Santa Teresa (Fallet e Escondidinho) e na Mangueira.

 

Vale ressaltar que todos os equipamentos que a Comlurb está utilizando na limpeza de comunidades são previamente testados pelos técnicos da Companhia.




Serviços Serviços