Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio passa a integrar o World Energy Cities Partnership

Cidades capitais de energia, como Houston e Dubai, também participam do grupo


03/05/2011 17:58:00


A Rio Negócios, agência oficial de promoção de investimentos da cidade, vai representar a prefeitura do Rio na maior feira da indústria de petróleo no mundo, a OTC, em Houston, nos Estados Unidos. O evento, que acontece de 2 a 5, reunirá mais de 2 mil empresas de 110 países. Esta é a primeira vez que o Rio participa da Official Trade Consolidated (OTC) e a partir de agora passa a fazer parte do seleto grupo World Energy Cities Partnership, a Associação das Cidades Capitais da Energia. Também fazem parte do grupo as cidades de Dubai, Houston, Calgary, Dammam e Doha.

 

Como principal ferramenta para atrair novos investimentos para o setor, a equipe da Rio Negócios tem nas mãos um estudo sobre oportunidades de investimentos na cadeia de óleo e gás feito pela consultoria Booz&Co. O estudo aponta mais de 32 novas oportunidades de negócios no setor na cidade, tendo em vista principalmente as atividades do pré-sal.

 

- O convite para a Prefeitura do Rio participar do World Energy Cities Partnership reforça a importância da indústria do petróleo tanto para nós quanto para o resto do mundo. Aqui na cidade concentramos grandes centros de pesquisa, desenvolvendo o que há de mais inovador e tecnológico nessa área e queremos incentivar esta vocação cada vez mais -, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

 

A carteira de projetos envolve desde oportunidades de criação de novos centros de P&D, novos escritórios, novos centros de manutenção e de serviços, à criação de novas plantas industriais. Pela análise da Booz, o setor pode injetar mais de R$ 3 bilhões na economia carioca, além de criar cerca de 4.500 novas oportunidades de trabalho nos próximos cinco anos. Os projetos previstos deverão, ainda, atrair outros segmentos com elevado impacto econômico.

 

O estudo também destaca vocações que tornam o Rio o grande centro de negócios, de inovação e de atividades dedicadas à cadeia de Óleo&Gás no Brasil e uma referência mundial no setor. Entre os principais ativos da cidade estão a presença dos centros de decisões do setor, como a sede da Petrobras, ONIP, IPB, ANP, a liderança que o Rio tem em inovação, concentrando os principais centros tecnológicos e universidades com longa tradição no setor, a oferta de mão-de-obra qualificada para a cadeia e a geografia privilegiada, como acesso ao mar e próximo às bacias produtoras, Santos e Campos.

 

Além da participação na OTC, a equipe da Rio Negócios também vai cumprir uma série de agendas com grandes investidores em Nova York e Washington. Nesses encontros, o tema vai além de energia, com foco também nas oportunidades relativas à infraestrutura e aos serviços que serão demandados pelos grandes eventos esportivos que a cidade vai receber nos próximos anos - Copa e Olimpíadas.

 

Parte das agendas foi organizada em parceria com Brazil-Texas Chamber of Commerce e Brazil-US Business Council, canais institucionais que abrem ainda mais o acesso a novos mercados nos Estados Unidos. Além desses eventos específicos, a equipe da Rio Negócios ainda terá reuniões one-a-one com 10 empresas como Baker Hughes, FMC, Oceaneering, Dresser-Rand, Emerson, Weatherford, Cameron e outras.

 

- Essa viagem representa uma postura mais agressiva da cidade em captar negócios alinhados à sua vocação. Nos próximos anos, a ideia é que o Rio se consolide como a capital da Energia. E tanto a Prefeitura do Rio quanto a Agência Rio Negócios estão trabalhando para isso - comenta o diretor-executivo da agência, Marcelo Haddad.




Serviços Serviços