Com as unidades, já são mais de 8 mil novas vagas em creche desde janeiro de 2009
16/02/2011 16:12:00
O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, inauguraram nesta quarta-feira, 16, mais dois Espaços de Desenvolvimento Infantil/EDI no Complexo de Manguinhos. Os novos EDI's Doutor Antônio Fernandes Figueira e Joaquim Venâncio vão atender até 300 crianças (150 em cada uma) com idade entre 6 meses e 3 anos e 11 meses. Com as novas unidades, já são mais de 8 mil vagas em creche criadas pela Prefeitura do Rio desde janeiro de 2009. A meta é dobrar a oferta de vagas até 2012, com a criação de 30 mil novas vagas, com prédios bem equipados e ensino de qualidade. Para isso, criou-se esse novo modelo de educação voltado à Primeira Infância.
Vale ressaltar que, a partir de junho deste ano, cada sala de atividades nas creches contará com um professor de Educação Infantil. Para isso, a Prefeitura está contratando 1.500 professores através de concurso público, que se encontra em etapa final. O prefeito do Rio falou sobre a importância de se investir no futuro das crianças.
- Me sinto muito feliz quando inauguro creches ou Clínicas da Família. Estamos cuidando daquilo que é mais precioso: saúde e educação. Fazendo isso, estamos contribuindo para o futuro do Rio de Janeiro. Investir na educação dos nossos filhos é prepará-los para o futuro que sonhamos - disse o prefeito, que reiterou os esforços do Município na criação de novas vagas em creches.
- Ainda existem muitos desafios a serem cumpridos, mas seguiremos adiante para melhorar a vida das pessoas. É nosso compromisso e não mediremos esforços. Vamos garantir que as crianças do Rio de Janeiro tenham direito a um aprendizado que os capacite a enfrentar desafios e vencer na vida - afirmou o prefeito.
No Espaço de Desenvolvimento Infantil, que une creche e pré-escola em um mesmo ambiente, as crianças são estimuladas a desenvolver, desde pequeninas, a aprendizagem através da convivência com livros e materiais pedagógicos, além de educadores preparados. Para isso, os EDI's oferecem salas de atividades, berçários, sala de primeiros atendimentos e brinquedoteca, com livros voltados à Primeira Infância.
A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, ressaltou a necessidade de se investir na qualidade do ensino.
- Não se deve simplesmente criar novas vagas, mas dar qualidade a esse atendimento. Desde a primeiríssima infância as crianças estarão imersas em ambiente letrado - disse a secretária, que também comemorou a vinculação entre o atendimento em creche com o Cartão da Família Carioca.
- As famílias beneficiárias do Cartão Família Carioca terão prioridadena creches e EDI's do Município. Além disso, oferecemos um treinamento voltado para esses pais, para que possam cuidar bem de seus filhos em casa. E, ao mesmo tempo em que estamos comemorando a inauguração de mais dois Espaços de Desenvolvimento Infantil, celebramos também a chegada, em junho, dos professores de Educação Infantil - falou Claudia Costin, completando que o concurso já se encontra em fase final.
Os dois EDI's do Complexo de Manguinhos foram construídos pela Secretaria Municipal de Habitação, com investimento de R$ 3 milhões.
A moradora Vanessa Paula Silva de Oliveira, de 27, disse estar orgulhosa por matricular seu filho, Vitor, de dois anos, no EDI Joaquim Venâncio.
- Estou muito satisfeita porque o prédio é muito bonito, bem equipado. Tenho certeza de que meu filho vai gostar muito de estudar aqui. Sem falar que o horário (8h às 17h) é perfeito para as mães que trabalham fora - disse Vanessa.
Texto: Flávia David
Fotos: Eliane Carvalho
Imagens relacionadas:

