Comitiva visita obra do Metrô na Barra e comunidade do Cantagalo
30/12/2010 17:29:00
O prefeito Eduardo Paes e o presidente do COI, Jacques Rogge, visitaram nesta quinta-feira, dia 30, as obras de escavação do túnel da Linha 4 do Metrô, que vai ligar o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, ao bairro da Gávea, na Zona Sul do Rio. Durante a visita, o grupo percorreu o interior do túnel e conheceu detalhes do projeto. A linha terá capacidade para transportar mais de 230 mil passageiros diariamente.
De acordo com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, a Linha 4 será mais um legado dos Jogos Rio 2016 para a população do Rio de Janeiro:
- Estamos mostrando para o COI que estamos fazendo as coisas dentro do prazo previsto, com muito rigor e disciplina. E a entrada no túnel permitiu que eles sentissem isso. Esse é um dos maiores legados das Olimpíadas de 2016. Para a população do Rio de Janeiro será um novo momento, pois não vamos apenas entregar mais uma estação do Metrô. Vamos fazer uma reforma de grande extensão, além de mudanças no sistema viário junto com a Prefeitura. Já estamos fazendo constantes reuniões com o pessoal da Secretaria Municipal de Transportes e com a CET-Rio para verificar a viabilidade de mudanças e a construção de novos acessos e reorganização do sistema - afirmou.
Também participaram da visita o diretor de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli; a presidente da Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Nawal El Moutawakel; o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão; e o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
A nova linha de metrô beneficiará não só os moradores e trabalhadores da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. A população de diversos bairros também terá benefícios, uma vez que, com a chegada do corredor expresso Transoeste, que já está sendo construído pela prefeitura e ligará a Barra a Campo Grande (Zona Oeste), passando pelo Túnel da Grota Funda, haverá a possibilidade de integração direta entre o Metrô e o ônibus.
Após a visita ao túnel da Linha 4 do Metrô, Paes levou a comitiva do COI para conhecer o modelo de ônibus articulado que será utilizado na Transoeste, o primeiro BRT (Bus Rapid Transit) da cidade. O veículo tem piso elevado a 90 cm do solo, portas do lado esquerdo, capacidade para 160 passageiros e não tem catraca interna. O ônibus fará o trajeto Campo Grande-Santa Cruz-Guaratiba-Recreio-Barra da Tijuca, gerando mais conforto aos passageiros e uma economia de mais de uma hora no tempo de viagem ao longo dos 56 km da Transoeste. Os veículos atendem aos critérios estabelecidos no contrato de licitação das linhas de ônibus, que regulamentou a operação do sistema de transporte rodoviário da cidade e implantou o Bilhete Único Carioca.
Em seguida, o prefeito e a comitiva do COI visitaram a comunidade do Cantagalo, em Ipanema. O grupo esteve no Complexo Rubem Braga, inaugurado em junho e responsável por integrar os 10 mil moradores das comunidades do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo com o metrô de Ipanema. As autoridades subiram o elevador e foram até o mirante. Durante a visita, os integrantes do Comitê Olímpico Internacional foram informados sobre os projetos sociais desenvolvidos na comunidade e o trabalho da Unidade de Polícia Pacificadora.
O prefeito Eduardo Paes falou das impressões do COI a fim das visitas.
- É com grande otimismo que vejo a agenda de hoje do COI, que mais uma vez foi um grande sucesso. Pela manhã, a comitiva pode ver o quanto as obras do Metrô estão indo bem. Depois, os trouxemos aqui para que conhecessem essa obra que o governo do estado realizou na comunidade, que foi inaugurada no início do ano para melhorar o acesso à comunidade. Eles ainda conheceram o ônibus articulado que vai ser o novo modelo de transporte responsável por integrar a cidade durante os Jogos. Não tenho dúvidas de que o presidente Jacques Rogge está encantado com o que está vendo - disse o prefeito, que amanhã, dia 31, apresentará o Centro de Operações da Prefeitura à comitiva do COI, bem como o projeto do Porto Maravilha. À noite, o grupo participará do lançamento da marca oficial das Olimpíadas de 2016 e assistirá à queima de fogos de Copacabana.
Texto: Juliana Romar e Flávia David
Fotos: J.P.Engelbrecht e Beth Santos
Imagens relacionadas:

