Primeiras intervenções começaram nesta sexta-feira nos morros Caracol, Caixa D'Água, Sereno e da Fé
10/12/2010 15:25:00
O prefeito Eduardo Paes acompanhou nesta sexta-feira, dia 10, o início das obras emergenciais em quatro encostas do Complexo da Penha, dentro do cronograma de ações desta edição da Prefeitura Itinerante. Os morros Caracol, Caixa D’Água, Sereno e da Fé serão os primeiros a receber as melhorias da Geo-Rio, que devem durar aproximadamente seis meses. No total, serão investidos pelo Município R$ 10 milhões em obras de contenção na área do Complexo da Penha.
De acordo com a programação de obras, serão contempladas ruas, travessas e becos nos morros do Grotão, da Chatuba, do Caracol, da Caixa D'água, do Sereno, da Paz e da Fé, além das comunidades Vila Cascatinha e Vila Cruzeiro.
- A questão da contenção de encostas é prioritária para esta região. Já temos obras em execução e iniciamos hoje algumas intervenções. Provavelmente teremos que ampliar o conjunto de obras até que se urbanize por completo essas comunidades - afirmou o prefeito Eduardo Paes.
No Morro do Caracol será construída uma nova passarela de concreto armado no beco Maria Gorda. A passarela antiga, que está em ruínas, será demolida e dará lugar a esta, com guarda-corpo. As obras vão contemplar ainda a colocação de cortina atirantada e a drenagem da encosta. A Geo-Rio também vai executar toda a limpeza da área, que atualmente possui muito entulho.
No Morro da Caixa D’Água, as intervenções vão se concentrar entre a Rua da Guia e a Afonso Costa, onde será construída uma nova passarela. Já no Morro do Sereno, haverá obras no trecho entre a Rua Capitão Tanajura Guimarães e a Santa Luzia. Além disso, a Prefeitura do Rio vai realizar uma grande limpeza, para depois executar a drenagem das canaletas, consertar e melhorar a captação da rede de esgoto e construir um muro em concreto armado na encosta.
No Morro da Fé, a Travessa da Ponte vai receber investimentos para a implantação de canaletas de drenagem na encosta, além de revestimento de concreto projetado após a limpeza da área.
Texto: Anna Beatriz