Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura a 23ª Clínica da Família da cidade no Complexo da Penha

Unidade foi entregue à população durante a Prefeitura Itinerante na região


10/12/2010 13:32:00


Beth SantosO prefeito Eduardo Paes inaugurou nesta sexta-feira, dia 10, a Clínica da Família Felipe Cardoso, no Complexo da Penha, no primeiro dia da Prefeitura Itinerante naquela região. A unidade é a 23ª da cidade e vai beneficiar 52 mil pessoas nas seguintes comunidades do complexo de favelas da Penha: Vila Cruzeiro, Irmã Paula, Penha, Quatro Bicas, Cascatinha, Aparecida, São Lucas, Merendiba, Uanapu, Regina, Cajá, Getúlio Vargas e Três Reis. Com a unidade, a região terá 100% de cobertura de saúde. A nova clínica conta com 13 equipes de Programa de Saúde da Família e cinco de Saúde Bucal, e terá capacidade de realizar 5.200 consultas médicas por mês.


As obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, em um investimento de R$ 1 milhão. Após visitar as instalações da clínica, o prefeito do Rio ressaltou a importância de se investir em atenção básica de saúde.


- No Rio de Janeiro faltava uma clínica como essa, onde serão tratados 80% dos problemas de saúde da população. Os agentes de saúde vão “invadir” a casa dos moradores e monitorar todas as famílias - afirmou o prefeito, completando que a inauguração da nova unidade de saúde, após a pacificação dos complexos da Penha e do Alemão, é parte de seu objetivo de promover uma "invasão de serviços públicos naquela região”.


O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, disse que a grande missão das Clínicas da Família é fazer com que as pessoas não fiquem doentes.


- Esse é nosso maior desafio. Nesses três dias, com a implantação da Clínica da Família aqui, estaremos atendendo mais 100 mil cariocas através do programa Saúde Presente, que já alcançou a marca de mais de 1 milhão de pessoas atendidas em todo o Município - disse Hans, que anunciou a construção de uma Clínica da Família nas comunidades do Grotão e do Sereno, pertencentes ao Complexo da Penha.


A Clínica da Família Felipe Cardoso possui 26 consultórios, sala de ultrassom, sala de raios-x, sala de observação clínica com quatros leitos, sala de procedimentos, sala de curativos, sala de imunização, sala de coleta, sala de saúde bucal e farmácia. Serão oferecidos os serviços de consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, pré-natal, planejamento familiar, exames de raios-x, exames laboratoriais (sangue, urina e fezes), ultrassonografia, curativos, vigilância em saúde e teste do pezinho, além de tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos, hipertensos e com outras doenças.


O nome da clínica é uma homenagem ao primeiro secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Felipe Cardoso, que começou sua vida pública ainda no Governo Carlos Lacerda, quando foi Administrador Regional de Santa Teresa. Entre outros cargos, ocupou os de diretor da Divisão Médica do Hospital Miguel Couto; diretor da antiga Suseme (Superintendência de Serviços Médicos do Estado da Guanabara); e diretor do Departamento Geral de Organização e Administração dos Serviços de Saúde. Felipe Cardoso também exerceu o cargo de diretor daPoliclínica Ronaldo Gazolla e do Hospital da Universidade Estácio de Sá.


A nova Clínica da Família fica na Avenida Nossa Senhora da Penha, 42, na Penha, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e, aos sábados, das 8h às 12h.


Atualmente, a cidade conta com clínicas da família em Realengo; Cantagalo / Pavão-Pavãozinho; Mangueira; Manguinhos; Rocinha (2); Santa Marta; Alemão (2); Santa Cruz (6); Paciência (3); Sepetiba; Pedra de Guaratiba e Guaratiba (2).

 

Texto: Anna Beatriz
 




Serviços Serviços