Nova estação e passarela oferecem acessibilidade total aos passageiros
01/11/2010 14:55:00
O prefeito Eduardo Paes acompanhou na manhã desta segunda-feira, 1º de novembro, ao lado do governador Sérgio Cabral, o início das operações da Estação Cidade Nova do Metrô e a abertura da passarela sobre a Avenida Presidente Vargas. Com investimento de R$ 80 milhões, a nova estrutura (35ª do sistema) oferece acessibilidade total aos passageiros, com seis escadas rolantes, 12 escadas fixas e seis elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.
Na cerimônia, também acompanhada pelo presidente da concessionária Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, foi inaugurado o busto do ex-governador Leonel Brizola, em solenidade que reuniu membros da família, entre eles a filha Neuza Brizola e a bisneta Marina.
Em seu discurso, o prefeito do Rio ressaltou a importância da inauguração da nova estação para a cidade:- Podemos ver que a cidade passa por um grande movimento urbanístico. Posso dizer que a Avenida Presidente Vargas está renascendo com essas obras, que modernizam e promovem acesso seguro e confortável aos milhares de passageiros que usam o metrô.
Paes saudou a família de Leonel Brizola e anunciou que o mercado popular que será erguido na altura da Central do Brasil receberá o nome de Mercado Popular Engenheiro Leonel de Moura Brizola.
O governador do Rio, Sérgio Cabral, destacou a integração da cidade através do transporte público como fator primordial para o desenvolvimento do Rio.- Essa estação é uma ponte de integração entre várias regiões da cidade, assim como o Rio de Janeiro vive esse momento de integração. Hoje podemos ver o metrô integrado à Supervia, aos ônibus e às barcas, através do Bilhete Único.
O presidente do Metrô Rio, José Gustavo Costa, agradeceu aos governos estadual e municipal como parceiros na execução do projeto.
- Se essas obras se tornaram possíveis, agradeço ao apoio irrestrito que recebi de todo o secretariado da Prefeitura, bem como do Governo do Estado.
A previsão da concessionária Metrô Rio é de que, inicialmente, circulem cerca de 10 mil passageiros na Estação Cidade Nova, sendo a grande maioria proveniente das estações Estácio e Praça Onze, que passam a contar com nova opção de acesso. Além disso, segundo a Metrô Rio, a Estação Cidade Nova já está preparada para permitir a ligação com a Rodoviária Novo Rio e a Estação da Leopoldina (futuro terminal do trens de alta velocidade/TAV, que ligará o Rio a São Paulo).
A Estação Cidade Nova funcionará em etapas, abrindo inicialmente das 10h às 14h, de segunda a sexta-feira, para que sejam feitos ajustes na operação (em função da parada extra no trajeto da Linha 2). Durante o mês de novembro, o horário de funcionamento será estendido gradativamente, com embarque gratuito durante o período de testes.
Já a passarela sobre a Avenida Presidente Vargas estará aberta nos horários de funcionamento do metrô: de segunda a sábado, das 5h à meia-noite, e, aos domingos e feriados, das 7h às 23h.
O desenho artístico do piso da estação, do mezanino e da nova passarela foi desenvolvido pelo escritório Burle Marx & Cia, Ltda. Além disso, a passarela receberá iluminação externa e interna, com projeto do cenógrafo Peter Gasper, o mesmo que criou a iluminação da ponte em arco da Conexão Pavuna-Botafogo.
A nova estação e a passarela integram um pacote e investimentos de R$ 1,15 bilhão da concessionária, assumido com o governo do estado em dezembro de 2007.
Texto: Flávia David
Fotos: Beth Santos
Imagens relacionadas:

