Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Meio Ambiente debate sobre a qualidade do ar em seminário

Secretaria de Meio Ambiente vai apresentar avaliação dos primeiros seis meses de monitoramento


27/10/2010 08:59:00


Foto: Divulgação SMACA Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove hoje, das 14h às 17h, no auditório do Centro Administrativo São Sebastião, o I Seminário de Qualidade do Ar da Cidade do Rio de Janeiro. O evento vai debater o programa “MonitorAr Rio“ e trará temas como “Inverno 2010 – Caracterização Meteorológica” e “Perspectivas para Avaliação da Qualidade do Ar”.

 

Durante o evento, técnicos da secretaria vão apresentar avaliação dos primeiros seis meses de monitoramento e tratar de vários assuntos relacionados ao tema como influências meteorológicas, perspectivas de análises da atmosfera, entre outros, e também será aberto espaço para o debate, onde os participantes poderão dirimir suas dúvidas.

 

O programa MonitorAR-Rio teve seu restabelecimento em maio desse ano através da parceria entre a Prefeitura e a Petrobras, cujo convênio de cinco anos também prevê a ampliação da rede de monitoramento, que hoje conta com quatro Estações Fixas e uma Móvel.

 

As Estações Fixas monitoram as seguintes variáveis do ar: monóxido de carbono (CO), dióxido de enxofre (SO2), material particulado (PM10), Umidade Relativa e Temperatura do Ar. Agora também dispõem de analisadores de ozônio, poluente que tem causado preocupação nos grandes centros urbanos; além de parâmetros meteorológicos como direção e velocidade do vento, radiação solar, pressão atmosférica e pluviômetro.

 

A Unidade Móvel também foi complementada com um pluviômetro e analisador de PM2,5 - que permite avaliar as partículas muito finas e que podem atingir as partes mais profundas dos pulmões, podendo causar sérios danos à saúde. E continua monitorando o Ozônio (O3), Hidrocarbonetos (HCT), Óxidos de Nitrogênio (NOx), direção e velocidade do vento, radiação e pressão atmosférica.

 

 




Serviços Serviços