Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito do Rio inicia obras de construção de novas ciclovias na Zona Oeste

Com investimento de R$19 milhões, a região passará a ter a maior ciclovia contínua da cidade


17/10/2010 14:32:00


Beth SantosO prefeito Euardo Paes esteve na manhã de hoje, dia 17, em Paciência, para dar início às obras de construção de 23 km de ciclovias na Zona Oeste. Com os novos trechos, a região passará a ter a maior ciclovia contínua da cidade, de quase 42 km, interligando vários bairros.

 

Durante o discurso, o prefeito falou da importância da construção da ciclovia para os moradores da região e anunciou que a Prefeitura do Rio dobrará a malha cicloviária na cidade:

 

- A ciclovia é muito importante porque é um meio de transporte. Nós vamos dobrar o número de ciclovias na cidade. Temos 150km e vamos para 300km de ciclovia. Além disso, eu tenho duas boas notícias, também na área de transportes. Primeiro é que no dia 6 de novembro começa o Bilhete Único Municipal e a segunda é o BRT (Bus Rapid Transit), corredor exclusivo de ônibus.

 

O projeto na Zona Oeste beneficiará 1,7 milhão de pessoas e prevê, além da nova malha cicloviária, um tratamento urbanístico. Ao todo serão instalados cerca de 40 postes solares (energia limpa), paisagismo e ampla arborização (plantio de mil espécies da mata atlântica), além da recuperação e instalação de mobiliário urbano novo e colocação de mil vagas de bicicletários nas estações de trens e no Terminal Rodoviário de Campo Grande. Dentre os novos trechos da ciclovia está a extensão ao distrito industrial de Santa Cruz, em que 20 mil pessoas serão beneficiadas.

 

Paes também anunciou que serão construídas ciclofaixas em diversas áreas da cidade:

 

- Teremos ciclofaixas no Grajaú, na Praça Seca, na Grande Tijuca, Curicica, ou seja, é um conjunto de intervenções muito importante que vai melhorar muito a malha cicloviária da cidade. A ideia é ter sempre esse meio como um meio de transporte complementar.

 

Beth SantosAo todo serão construídos três novos trechos. O primeiro deles liga a já existente ciclovia Bangu-Campo Grande à estação de trem de Campo Grande. De lá, será feita uma extensão até a Ciclovia Alfredo Del Cima. O segundo trecho margeia a Supervia por 14km, passando por cinco estações de trem, terminando na de Santa Cruz. Do centro do bairro,
parte o último trecho até a Companhia Siderúrgica do Atlântico/CSA, cruzando toda a Reta João XXIII.

 

A mão-de-obra contratada é formada de 70% de moradores dos bairros da região. Ao todo serão investidos R$19 milhões e o prazo previsto para conclusão da obra é de 8 meses.

 

 

Texto: Anna Beatriz Cunha

Fotos: Beth Santos


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços