O objetivo é recuperar e limpar 1.274 praças em diversos bairros da cidade
13/10/2010 12:48:00
A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por intermédio da Comlurb, Rioluz e da Coordenadoria Geral de Conservação, iniciou na manhã desta quarta-feira, 13, o programa “A Praça é Sua” na Praça Niterói (Maracanã), primeira a ser beneficiada pela iniciativa junto com a Praça Marinha do Brasil, em Botafogo. Com o programa, a Prefeitura do Rio pretende recuperar 1.274 praças da cidade e conscientizar a população sobre a importância de conservar esses espaços.
Para intensificar o programa de conservação de todas as praças, a Prefeitura está investindo no aumento da capacidade de atuação da Comlurb, que até o fim do ano receberá dez novos veículos de uso exclusivo para esses serviços. As vans terão espaço para transporte de pessoal e materiais específicos (tintas, ferramentas, peças). Além disso, serão mobilizados 120 funcionários, divididos em 20 equipes, que vão trabalhar em dois turnos, aumentando em quatro vezes a capacidade de atendimento.
A Companhia também levará às praças ações para conscientização da população, com a participação do grupo musical Chegando de Surpresa, e distribuição de histórias em quadrinhos para as crianças, que também ganharão bolas coloridas e kits para pintura.
- A praça é um espaço público por excelência e merece cuidado e carinho especial. O que estamos fazendo a partir de hoje é intensificar os recursos e a nossa capacidade de conservar e manter as nossas praças. Iniciaremos o programa em um ritmo de duas praças por semana. Com com a chegada dos novos equipamentos e de mais profissionais, teremos uma aceleração da capacidade de reforma, cujo objetivo é revitalizar, até 2012, todas as praças da cidade - afirmou o secretário Carlos Roberto Osório, que lançou o programa ao lado do do subprefeito da Grande Tijuca, Luiz Gustavo Trotta, e da presidente da Comlurb, Ângela Fonti.
De acordo com Osório, o critério para escolha das primeiras praças baseou-se na utilidade do espaço para a população (maior utilização) e seu estado de conservação. Ele fez questão, no entanto, de reforçar que o programa será implantado em toda a cidade:
- Começamos hoje no Maracanã, mas amanhã estaremos na Zona Sul, em Botafogo. Na próxima semana, chegaremos à Zona Oeste, à Barra e ao Recreio dos Bandeirantes. Ou seja, todas as regiões serão atendidas por um programa que será permanente - disse Osório, que convidou o carioca "a se somar aos esforços da Prefeitura" na manutenção das praças.
- Além do trabalho concentrado da Prefeitura, com o conserto de brinquedos, acerto do calçamento, conserto da iluminação e o ajardinamento necessário, é necessário que nos ajudem a manter a praça para que tenhamos uma cidade mais harmônica e funcionando melhor.
Entre as ações a serem realizadas no programa estão: reparo das golas de árvores, jardineiras, muretas, grades, bancos, brinquedos e equipamentos esportivos; pintura do mobiliário; nivelamento de solo e meio-fio; recuperação de calçadas; poda de árvores e replantio de mudas; limpeza do sistema de drenagem e manutenção da iluminação.
Ainda sob o aspecto educativo, as praças já recuperadas ganharão perfis em redes sociais para que os usuários administrem informações sobre história, curiosidades, encontros e eventos em suas praças, bem como para apontar problemas naquele espaço. A idéia é estimular a participação da população na manutenção do bem público:
- O vandalismo é uma grande preocupação que nós temos e chegamos à conclusão, após estudos, de que quanto mais a praça é utilizada menos é vandalizada. Daí o nosso objetivo de divulgar as praças.
Outro destaque do programa será a presença permanente de um gari em cada praça. Identificado com um bracelete, o profissional vai atuar como um "guardião" daquele espaço, estabelecendo vínculos com os frequentadores. A presidente da Comlurb, Ângela Fonti, destacou a importância da iniciativa:
- Esse gari dará apoio às crianças e idosos que frequentam as praças já recuperadas. Será um profissional mais experiente, que utilizará uma braçadeira que o identifica, para que as pessoas se sintam mais seguras tendo uma pessoa amiga ao seu lado. Além disso, esse gari vai comandar outros profissionais da Comlurb, que já trabalham na limpeza da praça, e ficará com a função de tomar conta dos jardins - garantiu Ângela, acrescentando que os garis estão recebendo treinamento da Fundação Parques e Jardins.
Durante esta semana, as equipes trabalharão exclusivamente nas praças Niterói e Marinha do Brasil. Confira o cronograma completo de atuação do "A Praça é Sua" para este mês:
Semana de 13 a 16 de outubro
- Praça Marinha do Brasil (Botafogo)
- Praça Niterói (Maracanã)
Semana de 18 a 23 de outubro
- Praça Clomir Teles Cerbino (Olaria)
- Praça General Osório (Ipanema) e Praça Manágua (Bento Ribeiro)
Semana de 25 a 30 outubro
-Praça Cuauhtémoque (Flamengo)
-Praça Sedeni Mendes -FAMERJ (Campo Grande)
Texto: Flávia David
Fotos: AF Rodrigues
Imagens relacionadas:

