Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura lança projeto Saúde Móvel para ampliar atendimento aos idosos

Miniconsultórios itinerantes levarão serviços de clínica médica, geriatria, oftalmologia e odontologia


01/09/2010 18:01:00


A Prefeitura do Rio lançou na manhã de hoje, dia 1º, na Praça Almirante Júlio Noronha, no Leme, o projeto Saúde Móvel para ampliar o atendimento à população idosa da cidade. O serviço itinerante será oferecido em veículos adaptados em miniconsultórios médicos, com profissionais especializados e toda infraestrutura necessária para consultas nas áreas de clínica médica, geriatria, oftalmologia e odontologia.
 

De acordo com a secretária municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Cristiane Brasil, o projeto beneficiará, principalmente, os idosos que têm dificuldade de locomoção com o atendimento básico de saúde:

 

- O diferencial desse programa é que a saúde vai à população. Com isso, garantimos um atendimento mais humanizado e focado nas necessidades dos idosos, que pode resultar numa melhoria muito grande na qualidade de vida deles - disse a secretária.


Iniciativa pioneira na cidade do Rio, o projeto tem capacidade para realizar 175 atendimentos diariamente em consultas, procedimentos e exames de aferição da pressão arterial, medição de glicemia, mapeamento de retina, eletrocardiograma, aplicação de flúor e limpeza de tártaro. A equipe do Saúde Móvel é formada por 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos.


Moradora de Copacabana, a aposentada Maria José Salgado esteve no lançamento do projeto e falou sobre a importância de implantar um serviço como esse para cuidar da saúde dos idosos:

 

- É bom porque os profissionais são competentes e, principalmente, porque é de graça. Pretendo voltar outras vezes quando o projeto estiver aqui de novo. Estou em todas, sem descuidar da saúde.



Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, o projeto Saúde Móvel funcionará nos fins de semana, aos sábados e domingos, das 8h às 13h. A programação para esse mês de setembro já está fechada. No próximo fim de semana, dias 4 e 5, o serviço estará na Praça Granito, em Anchieta. Nos dias 11 e 12, no bairro Adriana, em Campo Grande. Nos dias 18 e 19, em Brás de Pina, e nos dias 25 e 26, em Cavalcanti.

 

Texto: Anna Beatriz Cunha

Foto: Ascom SMSDC


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços