29/08/2010 18:30:00
A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) encerrou neste domingo, dia 29, na Glória, a quarta fase do Choque de Ordem nos Bairros do Rio. O projeto mobilizou desde quarta-feira passada, no Largo do Machado, todos os setores da Seop (Licenciamento e Fiscalização, Estacionamento e Reboques, Controle Urbano, Subsecretaria de Operações, Integração Social, Fiscalização das Atividades Econômicas (FAE), Guarda Municipal), e contou com o apoio de outros órgãos como a Vigilância Sanitária. Foram acolhidos 150 moradores de rua (41 menores) e recolhidas quatro toneladas de quinquilharias que ocupavam as calçadas das principais rua da região (Rua da Glória e Rua da Lapa) e eram vendidas por ambulantes não autorizados.
A atividade de ambulante é regulamentada como determina a Lei nº 1876 de 1992, e a Seop desconhece qualquer permissão (dada extra-oficialmente) para que quinquilharias sejam vendidas em logradouros públicos. A atividade de ambulante é exercida por aqueles que passaram pelo processo e foram considerados habilitados no cadastramento iniciado pela Ordem Pública em junho de 2009.
Neste domingo, o supermercado Mercadez, localizado na Rua da Glória, 348, foi autuado e teve cerca de 700 kg de produtos perecíveis apreendidos e inutilizados por estarem impróprios para o consumo (falta de refrigeração adequada). Seis estabelecimentos (3 papelarias e três quiosques) que ocupavam irregularmente a calçada também foram autuados.
Além disso, durante os cinco dias de fiscalização, 62 veículos foram rebocados e 548 multados por estacionamento irregular.
A equipe do Choque de Ordem deteve quatro pessoas: um foragido da justiça que respondia por roubo, um homem com madado de prisão por desacato e 10 ocorrências policiais, um homem que roubou pertences de um transeunte na altura da Feira da Glória e um quinto foi detido por desacato após quebrar o vidro de um ônibus da Prefeitura. Todos os presos foram conduzidos para a 9 DP (Catete).
- O objetivo das ações realizadas no Largo do Machado, Glória e bairros vizinhos foi combater duramente os problemas que mais afetam negativamente a vida dos que residem da região. A presença de moradores de rua. Alguns deles consumidores de crack e infratores, que cometem pequenos delitos. Outro alvo da Seop foi a venda de quinquilharias que ocupam as calçadas impedindo a travessia de pedestres. Estes graves problemas acabam colaborando para degradar a região, que terá ações de ordenamento permenentes - disse Marcelo Maywald, subsecretário de Controle Urbano da Seop, que acompanhou o Choque de Ordem.
Durante os cinco dias de fiscalização intensa, agentes de Controle Urbano da Seop também apreenderam: 600 kg de frutas vendidas nas calçadas, 101 peças de mobiliários (bancos, cadeiras e mesas), oito lonas, geladeira, botijões de gás, malas, 143 unidades de bebidas, carrinhos de supermercado e uma carrocinha de cachorro quente.
Vale destacar que um ônibus da Guarda Municipal, que servirá como base da Seop, estará no Largo do Machado, onde os moradores poderão fazer suas reclamações e sugestões.
A meta do projeto Choque de Ordem nos Bairros, que esteve no Largo do Machado e Glória, é intensificar as ações de fiscalização e mostrar aos responsáveis pela manutenção da Ordem Pública como se deve proceder para chegarmos ao modelo de ordenamento do espaço público, assim como ocorreu anteriormente nos bairros de Copacabana, Tijuca e Madureira, primeiros bairros que receberam o projeto.