Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Choque de Ordem combate publicidade ilegal em edifícios de Copacabana

19/08/2010 15:14:00


Uma operação Choque de Ordem realizada, nesta quinta-feira, dia 19, pela Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), para coibir a publicidade irregular, cobriu com editais de lona de até quarenta metros duas peças publicitárias instaladas nas paredes laterais de prédios em Copacabana, na Zona Sul. Dois homens-aranha utilizando técnicas de rapel foram cedidos pela Defesa Civil para a ação.


O primeiro alvo da fiscalização foi um painel com cerca de 100 metros que anunciava a venda de imóveis para escritório. O equipamento estava sendo exibido na parede de um prédio localizado na Rua Barata Ribeiro, 693, esquina com a Rua Barão de Ipanema, 116. A empresa responsável pela colocação do painel explorava o espaço para a publicidade em Área de Zoneamento que não permite propagandas.


Em seguida, a equipe do Choque de Ordem cobriu um anúncio de uma rede de lanchonetes exposto na parede lateral de um edifício na Rua Barata Ribeiro, 658. A empresa responsável pela colocação do equipamento não regularizou a propaganda junto à Prefeitura. As publicidades irregulares já haviam sido notificadas pela fiscalização.


- Além de serem proibidas, estas publicidades contribuem para a poluição visual da cidade. Algumas empresas insistem em expor as propagandas irregulares. A vinculação dos editais à propaganda ilegal mostra para a população que os responsáveis pelo anúncio sem autorização passam na verdade uma mensagem ruim - disse o secretário da Ordem Pública, Alex Costa, que acompanhou o Choque de Ordem em Copacabana.


Na semana passada, em outra ação realizada pela Seop, dois anúncios com propaganda irregular foram cobertos com as lonas com aviso sobre as penalidades a que está sujeito quem remover. O primeiro deles o de uma cervejaria, exposta na Rua Visconde de Pirajá, 66, em Ipanema. A segunda propaganda na Tijuca, exibida na lateral de um edifício na Rua Antônio Basílio, 128. De janeiro de 2009 até junho deste ano, as ações de combate à publicidade ilegal retiraram 337 painéis irregulares na cidade.


Participaram da ação desta quinta-feira 25 pessoas entre agentes da Seop, guardas municipais, técnicos da Defesa Civil e policiais militares.




Serviços Serviços