Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura segunda Clínica da Família em Santa Cruz

Outras 13 clínicas estão em construção para atender população da Zona Oeste


08/08/2010 15:29:00


Beth SantosA Prefeitura do Rio inaugurou neste domingo, 8 de agosto, em Santa Cruz, a Clínica da Família José Antônio Ciraudo, a sexta na Zona Oeste e 14ª na cidade. Com a nova unidade, cerca de 24 mil pessoas daquela região passam a contar com seis equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) e três de Saúde Bucal. A cerimônia de inauguração teve as presenças do prefeito Eduardo Paes e do secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, além do subprefeito da Zona Oeste, Edmar Teixeira e de funcionários da Saúde.

 

Após visitar as instalações da clínica, o prefeito do Rio falou sobre os benefícios que esta nova unidade trará para a região e destacou os investimentos da Prefeitura na saúde.

 

Beth Santos- Isso é o que chamo de “clínica da não-doença”, pois aqui se faz o atendimento mais importante de todos, que é o primário, de prevenção. E esperamos, até outubro desse ano, termos na Zona Oeste um modelo de saúde que pretendemos levar para toda a cidade, com conforto e qualidade de primeiro mundo para todos - disse Eduardo Paes,
completando que o Município investirá, ainda mais, na região.

 

- Posso dizer que ainda estamos no começo. Somente nesta região existem mais 13 clínicas a serem inauguradas, com obras em fase adiantada. Acredito que até o fim do ano fecharemos toda essa área - disse o prefeito.

 

Beth SantosO secretário Hans Dohmann destacou o atendimento diferenciado que as Clínicas da Família prestam à população.

 

- Trata-se de um esforço grande para reformar a saúde do Rio através de um atendimento personalizado, em que cada paciente terá seu próprio médico, que o acompanhará constantemente. Com isso, espero que os hospitais fiquem cada vez menos sobrecarregados – explicou.

 

Segundo o secretário de Saúde, os moradores serão cadastrados em suas próprias residências, onde receberão explicações sobre o sistema de funcionamento da unidade.

 

- O cadastramento é feito em casa, uma vez que as informações sobre as moradias são extremamente importantes para a secretaria. Entender o ambiente onde os pacientes vivem também faz parte do programa de saúde – concluiu.

 

O representante do Ministério da Saúde no Rio, Oscar Berro, representando o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, declarou-se impressionado com as instalações da nova clínica da Zona Oeste e lembrou que o Rio de Janeiro, juntamente com a cidade do Cairo, no Egito, foram as duas cidades escolhidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como modelo de saúde.

 

- Em 35 anos de saúde, é a primeira vez que vejo os governos unidos na mesma atenção: promover a saúde com atendimento de qualidade – afirmou.

 

As obras da Clínica José Antônio Ciraudo foram executadas pela Riourbe, com investimento de R$ 2, 5 milhões, e incluem 12 consultórios, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica (com três leitos), salas de procedimento e de curativos, sala de coleta, de imunização, auditório, sala de saúde bucal, farmácia, almoxarifado e salas de reunião e de profissionais. No local, serão oferecidos serviços como consultas individual e coletiva, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, pré-natal, exames de raio-x, exames laboratoriais, planejamento familiar, vigilância em saúde, teste do pezinho e tratamento/acompanhamento de diabéticos.

 

As Clínicas da Família integram o programa Saúde Presente, inovadora estratégia de atendimento público de saúde de forma territorializada, em que cada área da cidade contará com uma rede formada por unidades básicas de saúde, UPAs, policlínicas, hospitais de referência e CAPs (Centro de Atenção Psicossocial), evitando que as emergências funcionem como porta de entrada do Sistema de Saúde.

 

A meta da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil é implantar 70 Clínicas da Família em toda a cidade até o fim de 2012, sendo 34 na Zona Oeste. Atualmente, a cidade já conta com clínicas em Realengo, Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, Mangueira, Manguinhos, Rocinha (2), Santa Marta, Santa Cruz, Sepetiba, Alemão (2) e Paciência (2).

 

Os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba formam a Área de Planejamento 5.3 - região em que 89% dos seus 390 mil moradores dependem dos serviços públicos de saúde. A previsão da Prefeitura é, ainda este ano, ter cobertura integral do Programa Saúde Presente nesses bairro, com o trabalho de 98 equipes de PSF (Programa Saúde da
Famí­lia) e 33 de Saúde Bucal.

 

A Clínica da Família José Antônio Ciraudo fica na Avenida Areia Branca, próximo ao número 1.428, Lote 1 - Vitor Dumas.

 

Texto: Flávia David
Fotos: Beth Santos
 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços