Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura do Rio lança no Fashion Rio o "mapa do tesouro" da moda carioca

Guia Rio Capital da Moda reúne os endereços mais disputados da cidade nessa área


31/05/2010 18:44:00


J.P. EngelbrechtOs grandes investidores e os caçadores de tendências do mundo da moda já têm, a partir de agora, o mapa com o caminho para encontrar o melhor do Rio de Janeiro no setor: a Prefeitura do Rio lançou na tarde desta segunda-feira, no Fashion Rio, o Guia Rio Capital da Moda, que reúne os endereços mais disputados da cidade nessa área.

 

A publicação, inovadora em formato e conteúdo, é a primeira criada para orientar o comprador que visita a cidade em busca de bons negócios. Criada pelo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) com apoio do Sistema Firjan (que inclui o Senai Moda e Design e o Sebrae/ RJ), do Governo do Estado e da Universidade Veiga de Almeida, a edição pretende incentivar o desenvolvimento da indústria criativa regional e, associado à marca Fashion Rio, ampliar as oportunidades do setor de moda carioca no mercado nacional e internacional.

 

- Esse guia é a materialização de um esforço coletivo dos setores privado e público, de pessoas do Rio ou de fora, que são apaixonados pela cidade e entendem a importância e o impacto dessa indústria na geração de empregos e de divisas para o estado e para a cidade. E é a concretização da forma mais profissional de lidar com as coisas, de entender que não podemos atrair investimentos apenas com simpatia, sorrisos e boa vontade, mas acima de tudo com profissionalismo - afirmou o prefeito Eduardo Paes, que participou do lançamento oficial do guia, realizado no estande da Riotur montado para o Fashion Rio.

 

J.P. EngelbrechtTambém estiveram presentes ao evento os presidentes do Instituto Pereira Passos, Felipe Góes, e do Sistema Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira; o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústrias e Serviços do Estado do Rio, Júlio Bueno, representando o governador Sérgio Cabral; e o diretor criativo do Fashion Rio, Paulo Borges.

 

O presidente da Firjan destacou a importância crescente da indústria da moda na economia do estado e o valor que a cidade agrega às marcas sediadas aqui.

 

- Hoje o quilo do produto de vestuário fabricado no Rio vale quatro vezes mais, em margem de lucro, que a média do Brasil. Ou seja, as marcas vêm para o Rio para ganhar dinheiro, não apenas para aproveitar o charme e a competência da cidade - destacou Eduardo Eugênio. Ele aproveitou a ocasião para agradecer à Prefeitura pelos investimentos do projeto Porto Maravilha, que com as reformas passaram a representar "parte do jeito do Rio de ser, essa parte charmosa e criativa que todos amamos".

 

Moda carioca em formato de bolso

O guia apresenta o calendário detalhado de eventos de moda do Rio de Janeiro; os endereços dos ateliês com as criações prêt-à-porter dos estilistas sediados na cidade e onde encontrar o melhor da moda praia e os criadores de jóias e acessórios. Lista também os pólos de moda da capital e das demais regiões do estado e as cooperativas de artesãos.

 

Para completar, a seção Descobrindo o Rio traz um amplo roteiro de gastronomia, cultura, arte e design. O guia também tem mapas das principais áreas que concentram restaurantes, bares, centros culturais, áreas de lazer e pontos turísticos nos bairros do Leblon, Ipanema, Gávea, Jardim Botânico, Humaitá e Botafogo.

 

Todas essas informações estão reunidas num livreto de bolso com 200 páginas, compacto e de fácil manuseio, fartamente ilustrado, com tratamento gráfico moderno e textos em português e inglês. O guia Rio Capital da Moda terá uma edição por ano e será distribuído gratuitamente a lojistas e especialistas em moda do Brasil e do exterior.

 

Texto: Karine Fonte
Fotos: J.P. Engelbrecht
 


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