Comemoração começou na Praça 15 e seguiu à tarde na sede da Comlurb
16/05/2012 16:44:00 » Autor: Texto: Elisa Motta / Fotos: Eliane Carvalho e JP Engelbrecht
O Prefeito Eduardo Paes comemorou o Dia do Gari no auditório da Comlurb, em sua sede na Tijuca, e entregou o título de presidente de honra da instituição para a atriz Regina Casé.
- As pessoas são unânimes em elogiar a Comlurb, que vem se destacando como a principal prestadora de serviços do município. Nós da Prefeitura, buscamos valorizar aquilo que é mais importante nessa empresa, que são as pessoas que trabalham aqui. Em um processo inédito, a Comlurb vem prezando a valorização dos funcionários, através de reajustes e do plano de cargos e salários. E quando a gente valoriza o gari, é porque temos a certeza que vocês são a cara da Prefeitura. Vocês, cada vez mais, são um orgulho para a Prefeitura do Rio. Parabéns pelo Dia do Gari – elogiou o prefeito.
Vestida com o uniforme laranja dos garis, Regina Casé falou da homenagem que recebeu.
- Sempre fiz muitas matérias com os garis. Quem adora o Rio assim como eu, sabe da importância de vocês para a cidade. Adoro ficar na rua, toda a minha história profissional foi sempre em alguma multidão, para sentir a cidade. Nas minhas caminhadas os garis sempre foram os meus fiéis escudeiros. Ser coroada a rainha dos garis, talvez tenha sido a maior homenagem que eu recebi até hoje – disse emocionada Regina Casé.
O secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, e da diretora-presidente da Comlurb, Angela Fonti, também estiveram na festa.
Festa na Praça 15 levou música e informações para a população
Cantando versos como “O samba vai começar, mas a limpeza não pode parar. Eu vou limpar a Praça 15, dia e noite sem parar” e “Chegou a hora, é isso aí, hoje é mais um dia do gari”, a banda “Chegando de Surpresa”, formada por garis cariocas, deu um show de simpatia hoje na Praça 15, no Centro do Rio, em festa em homenagem ao Dia do Gari. E eles têm muito que comemorar. Atualmente, além de varrer ruas, eles são alpinistas, cantores, artistas, agentes de saúde, entre outras funções em escolas, hospitais, prevenção de infestações de insetos e também na limpeza de morros e encostas.
Uma das figuras mais disputadas do evento, Jorge Seixas (foto abaixo), de 81 anos, o mais antigo gari da Comlurb, aproveitava para relembrar a época da juventude e contar histórias. Viúvo, ingressou na profissão durante o governo de Carlos Lacerda, ainda nos tempos do Estado da Guanabara, antes da fusão. Com uma memória de dar inveja, ele lembrou que nunca teve problemas com a profissão.
- Estou feliz da vida e satisfeito. Sempre trabalhei com eficiência e disciplina. Nunca levei bronca do patrão, porque não falto e nem chego atrasado. Gosto do meu trabalho, ano que vem eu completo 50 anos de profissão – disse orgulhoso Seu Jorge e, pensativo, continuou - O corpo foi feito para se movimentar, por isso gosto de trabalhar.
Jorge trabalha há quatro décadas na limpeza de uma das mais importantes vias da cidade, a Avenida Presidente Vargas, e diz que ali muitos pedestres param para conversar com ele – É triste quando as pessoas não cumprimentam a gente. Gosto de trabalhar no Centro, porque ali as pessoas falam comigo, dão bom dia. Perto da Rua da Alfândega tem um pessoal que sempre fala comigo – desabafa Seu Jorge.
Além de música, a festa contou com a participação do Mascote Super Gari e do gari passista Renato Sorriso, além de tendas que explicavam à população como é realizado o trabalho de limpeza.
Presidente da Comlurb, Angela Nobrega Fonti, lembra que a ajuda da população é fundamental para o trabalho dos garis.
- Esta homenagem hoje é muito importante para a Comlurb. É preciso que a população reconheça o trabalho do gari e ajude na conservação e na limpeza da cidade, não jogando lixo nas ruas. Hoje contamos com equipamentos de alta tecnologia, que o mundo todo está usando, como varredeiras e carrinhos elétricos. Mas essa estrutura não substitui o trabalho humano, fundamental para a cidade – afirma Angela.
Descendo por uma estrutura de andaimes, o gari Deniz Berty, de 31 anos, realizava uma demonstração de rapel:
.
– Logo que eu entrei para a Comlurb, me chamaram para fazer o curso de rapel com a Defesa Civil e eu fui. Já estou há quase 10 anos trabalhando como gari nas alturas. Mas toda vez que saio de casa, minha mãe ainda fica preocupada. Apesar de perigoso, eu gosto – afirma Deniz, o gari alpinista, que trabalha na limpeza de encostas e morros.
Outra atração da festa, Renato Luis Feliciano, o Renato Sorriso, gari mais famoso da cidade, contribuía com a festa.
- Hoje quem faz a diversão são os garis, é o nosso dia. Cada um de nós é peça importante para a cidade, por isso hoje todos somos estrelas – disse Renato.
No final do evento pedaços de bolo foram distribuídos para as pessoas na Praça 15, fechando as comemorações de, como diz a música, mais um dia do gari.
A Comlurb possui atualmente 20.475 funcionários, dos quais 14.562 são garis. O Dia do Gari foi instituído em outubro de 1962, através da Lei nº 212, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, e comemorada pela primeira vez em 1963. O nome gari originou-se de Aleixo Gary, francês residente no Rio, que criou o primeiro sistema de limpeza pública no Brasil, em 1876.
Imagens relacionadas:

