Desde 2009, foram criadas, em toda cidade, 15.748 vagas. Hoje, os cariocas ganharam mais 1.245 lugares
09/03/2012 14:50:00 » Autor: Texto: Anna Beatriz Cunha e Juliana Romar / Fotos: Beth Santos e Eliane Carvalho
A Educação, uma das áreas que mais recebe investimentos municipais ganhou nesta sexta-feira, dia 9, um reforço de mais 1.245 novas vagas na rede de ensino, com a inauguração de uma escola e dois Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs).
Em Inhoaíba, na Zona Oeste, foram entregues à população a Escola Municipal Moacyr Jaime Scliar, com 770 vagas para a Pré-Escola ao 5º Ano, e o EDI Cesária Évora, que ampliará o atendimento na região em mais 225 novas vagas para creche.
O prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia de inauguração em Inhoaíba, ao lado dos secretários municipais de Educação, Claudia Costin, e de Habitação, Jorge Bittar, entre outras autoridades, e enumerou as melhorias na educação da cidade:
- Estamos fazendo uma revolução na Educação carioca: acabamos com a aprovação automática, aumentamos o número de vagas em creches, colocamos o reforço escolar e contratamos 14 mil professores para acabarmos com o déficit de 8 mil professores.
A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, também reforçou as ações municipais na rede de ensino:
- Estamos em um dia muito feliz com uma escola nova e um EDI novo. Com isso, as nossas crianças só podem sair ganhando. O prédio, que era um antigo esqueleto, é um avanço importantíssimo que nos dá boas condições para atuarmos. Mas, não é o prédio que educa, quem educa é professor, é agente auxiliar de creche. Estamos num esforço tremendo para darmos um salto na Educação do Rio. Em seguida, o prefeito e a secretária seguiram para o Complexo da Maré, onde foi inaugurado o EDI Kelita Faria de Paula, na comunidade Baixa do Sapateiro. A nova unidade de ensino, que oferecerá mais 200 vagas para creche e 50 para a pré-escola, é composta de dois pavimentos com duas salas de Educação Infantil, seis de atividades, dois berçários, além de brinquedoteca, lactário, fraldário, solário, sala de atendimento e amamentação, pátio, refeitório, lavanderia e cozinha.
O espaço também é estruturado para fazer o reaproveitamento de água de chuva, que poderá ser utilizada para serviços de limpeza e jardinagem.
Após assistir a apresentação de dança das crianças da Vila Olímpica da Maré, Paes falou sobre a escolha da localização do terreno para a construção do EDI:
- É muito especial inaugurar esse espaço aqui, que antes era um lugar da indústria do Rio de Janeiro. Mas eles infelizmente trocaram esse terreno por um na Barra da Tijuca e a prefeitura resolveu então assumir esse terreno abandonado para transformá-lo em EDI e trazer serviço público de qualidade para as pessoas que mais precisam. Além de facilitar a vida dos pais, que agora poderão trabalhar com mais tranquilidade, especialistas já comprovaram que se a criança tiver educação de qualidade nessa fase, ela terá muito mais oportunidades e chance de um futuro melhor – destacou.
Bastante alegre com a inauguração, a dona de casa Glaucia Mendes do Vale, moradora da Maré há 30 anos, agradeceu a prefeitura pelo novo espaço, no qual estudarão seus dois filhos pequenos:
- Antes a gente tinha que pagar alguém para cuidar das crianças e era um gasto a mais para a família. Agora, vamos poder trabalhar tranquilas, pois a creche é bem perto de casa e sabemos que elas ficarão sob os cuidados de bons profissionais de educação – disse.A secretária Claudia Costin ressaltou o esforço da prefeitura para melhorar a qualidade da Educação na cidade:
- Estamos espalhando Espaços de Desenvolvimento Infantil, com creche e pré-escola por toda a cidade. Nossa meta é dobrar o número de crianças em creches, oferecendo uma educação de qualidade, com agentes auxiliares de creche e professor de educação infantil. Desde 2009, a prefeitura está buscando melhorias e fazendo um esforço para dar um salto de qualidade na educação das crianças – afirmou.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem ampliando a oferta de vagas em creche na cidade, a partir da meta de criação de mais 30 mil novas vagas até o fim de 2012. Desde 2009, foram criadas, em toda a cidade, 15.748 novas vagas em creche, em 62 EDIs construídos e 97 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento.
Com a nova Escola Municipal Moacyr Scliar, construída pela Secretaria Municipal de Habitação, a rede municipal passa a contar com 1.068 unidades escolares, que atendem a mais de 500 mil alunos. A unidade, que era um prédio abandonado há mais de dez anos e que foi recuperado, conta com nove salas de Ensino Fundamental, sala de Informática, biblioteca, sala de primeiros atendimentos, auditório, elevador, quadra descoberta com vestiários.
A dona de casa Jorgilene Barbosa Sabino (na foto) participou da cerimônia de inauguração em Inhoaíba porque três de seus seis filhos vão estudar na mais nova escola da rede municipal de ensino:
- Essa escola está uma beleza. Estou adorando porque é pertinho da minha casa. Já tive contato com a diretora e os professores dos meus filhos e eles são ótimos, me deram um atendimento de excelente qualidade.
O EDI Cesária Évora conta com seis salas de atividades, dois berçários, lactário, fraldário e brinquedoteca.
Os EDIs seguem o modelo de atendimento à primeira infância da Secretaria Municipal de Educação, que integra creche e Pré-Escola, e são dedicados a crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses.
Imagens relacionadas:

